Página inicial > Administração > Reitoria > Notícias > Criticidade, formação cidadã e defesa da Universidade Pública marcaram os discursos da última Colação de Grau da UFABC

Um clima comovente de celebração marcou as duas cerimônias de colação de grau, que aconteceram no último sábado (25/01), no CENFORPE, em São Bernardo do Campo. Na presença de familiares, amigos, docentes, coordenadores de cursos, técnicos administrativos e dirigentes da instituição, 232 alunos da UFABC concluíram seus ciclos de graduação em nossa Universidade.

colacaojan20Em ambas as solenidades, formandas e formandos foram representados pelo discurso das oradoras de turma. Nas palavras das novas profissionais Gabrielle Rosa (BC&H) e Joyce Ribeiro (BC&T), “a UFABC nos proporcionou oportunidade para que sejamos profissionais conscientes e cidadãos críticos dispostos a inovar e transformar a realidade[...]”.

E, de acordo com as oradoras representantes dos formandos de cursos específicos, a nova Economista, Cintia Barbosa, e a agora Engenheira Ambiental e Urbana, Luana Torres, “é hora de dividir com o mundo a riqueza que a universidade pública plantou em nós. Até agora, enriquecemos de fora para dentro – o que é lindo, mas já não cabe mais. Precisamos transbordar, reunir essa riqueza que vem de dentro e espalhá-la feito confete. Sabemos que o mundo tá cinza demais pra confete, mas é disso que precisamos.”

Durante seu discurso, o reitor da UFABC, Dácio Matheus, que presidiu uma das cerimônias, destacou: “A UFABC é muito mais do que um lugar para ensinar ou para aprender; é um lugar para construir conhecimento; é um lugar de pesquisar; é um lugar de fazer ciência e fazer cultura, produzir cultura e ciência com vistas ao progresso e ao desenvolvimento do nosso país e do nosso planeta [...] Eu não tenho dúvida, a nossa Universidade seguirá forte com todas e todos vocês; com todas e todos nós.”.

Assessoria de Relações Públicas
Reitoria • UFABC