Página inicial > Administração > Reitoria > Notícias > Comissão de Pesquisa da UFABC é aprovada pelo ConsUni

Comissão de Pesquisa da UFABC é aprovada pelo ConsUni

A pesquisa é, sem dúvida alguma, um dos carros-chefe da UFABC. Seu protagonismo é transversal, indispensável e, de inúmeras formas, evidente no cotidiano da Universidade. Reiterando o reconhecimento dessa atividade à instituição, nos últimos dias, o nosso Conselho Universitário (ConsUni), aprovou a criação da Comissão de Pesquisa da UFABC (CoPes).

A Copes foi concebida como um órgão consultivo e deliberativo, que atuará em nossa Universidade em caráter permanente. O encaminhamento da proposta é resultado de esforços conjuntos da gestão, envolvendo, sobretudo, a Pró-reitoria de Pesquisa e, também, fruto das pertinentes sugestões levantadas pelo próprio ConsUni.

Reforçando os princípios norteadores da instituição - interdisciplinaridade, excelência e inclusão social – a referida comissão atuará no sentido de aprimorar as políticas e fluxos relacionados à pesquisa em nossa Universidade, atribuindo caráter plural e transparente às tomadas de decisões e possibilitando discussões mais ricas e encaminhamentos mais maduros às instâncias superiores da UFABC.

Caberá à CoPes, por exemplo, discutir diretrizes para gestão de espaços de pesquisa, ações para sustentabilidade da infraestrutura de pesquisa, prioridades em casos de editais institucionais, dentre outros assuntos. De acordo com nossa pró-reitora de pesquisa, Sônia Malmonge, “quanto mais trabalharmos pautados em discussões amplas, horizontais e embasadas nos diferentes olhares e pontos de vista, mais eficientes serão os encaminhamentos e ações voltadas à pesquisa na UFABC”.

A composição da Comissão de Pesquisa da UFABC integrará ensino, pesquisa e extensão, contando com representantes docentes, técnicos administrativos de diversas áreas e, ainda, discentes da graduação e da pós-graduação. A expectativa é que a atuação da CoPes seja iniciada até meados de maio, a depender da aprovação de seu regimento junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFABC.

Para além das melhorias dos fluxos internos, a criação da Comissão de Pesquisa da UFABC representa, também, um importantíssimo contraponto aos recentes ataques que a ciência brasileira vem sofrendo, justamente por vislumbrar, prioritariamente, o cultivo da atitude científica, tão indispensável ao desenvolvimento de nossa sociedade.

nossafederal extenso verde

Assessoria de Relações Públicas