Página inicial > Administração > Reitoria > Notícias > UFABC 12 anos!

UFABC 12 anos!

A UFABC completa 12 anos de existência em um momento especialmente peculiar da nossa história – institucional e também nacional. É tempo de muitas preocupações e, ainda assim, a #NossaFederal nos oferece momentos de alegria e motivos de celebração.

Hoje, nossa comunidade é composta por mais de 17 mil pessoas, entre servidores docentes e técnicos administrativos, discentes de graduação e pós-graduação, funcionários terceirizados e estagiários. Isso faz com que o tamanho da UFABC, em termos de população, seja maior do que cerca de 3.500 municípios existentes no Brasil. Ao mesmo tempo, o orçamento da Universidade vem sendo reduzido ininterruptamente nos últimos 4 anos. Para que se tenha uma ideia clara, os dados publicados no Boletim do Orçamento mostram que o orçamento da UFABC para 2018 é 55% menor do que foi em 2014, mesmo em valores sem qualquer tipo de correção.

A gestão de uma Universidade desse tamanho, e nessas condições, exige que se leve em consideração a complexidade da instituição e os anseios dos diversos setores que compõem a comunidade. A UFABC mantém-se firme aos princípios fundamentais de seu caráter inovador, como uma instituição interdisciplinar, de excelência e inclusiva, que cumpre suas indissociáveis funções de ensino, pesquisa e extensão e, também, contribui com a introdução de novas práticas no sistema de Educação Superior brasileiro.

Em tempos tão adversos, a defesa da autonomia universitária, a participação de todas e todos na vida da Universidade e a interlocução com as demais IFES são imprescindíveis. E isso tem sido feito, por meio do diálogo, do respeito, do empenho de cada pessoa na construção cotidiana da vida acadêmica e administrativa.

Assim, continuaremos preparados, da melhor maneira possível, para lidar com as dificuldades que ainda virão, mas também para gerar mais e mais motivos de alegria para nossa celebração conjunta.

Parabéns a todas e todos que fazem a nossa universidade acontecer.

Parabéns à UFABC por seus 12 anos!

UFABC

Marcador(es):