Página inicial > Administração > Reitoria > Notícias > UFABC e Eletropaulo firmam convênio de Eficiência Energética

UFABC e Eletropaulo firmam convênio de Eficiência Energética

Nas últimas semanas, o Reitor da UFABC, Dácio Matheus, recebeu a engenheira Ana Maria Maranho, representante da Eletropaulo, para oficializar um inédito convênio de Eficiência Energética entre a Universidade e a concessionária de energia da região metropolitana de São Paulo.

foto ufabc eletropauloAna Maranho (Eletropaulo), profª Patrícia Teixeira (coordenadora), Dácio Matheus, reitor da UFABC, e prof. Ricardo Benedito (coordenador)

A consolidação dessa ação, que é fruto de um trabalho iniciado em 2016, contou com esforços da Assessoria de Cooperações Institucionais e Convênios da UFABC (ACIC). De acordo com Vanessa Salles, coordenadora da área, a intensificação dos diálogos e o protagonismo da UFABC foram imprescindíveis para superar entraves burocráticos. “O relacionamento mais próximo entre as instituições foi fundamental para vencermos desafios na relação público-privado, equalizarmos os termos contratuais e, finalmente, formalizar este importante convênio”.

O projeto firmado, que dialoga integralmente com o Plano de Logística Sustentável da UFABC, trará importantes inovações no campo energético para nossa Universidade e otimizará cerca de 15% ao ano dos recursos empreendidos pela instituição com energia elétrica. A coordenadora do projeto e professora da UFABC, Patrícia Teixeira, explicou que "a Eletropaulo investirá cerca de cinco milhões de reais, instalando, até outubro de 2019, a usina solar, com colocação de módulos fotovoltaicos nos dois campi de nossa Universidade e trocará, ainda, 12.600 pontos de lâmpadas fluorescentes pela tecnologia de LED”.

As imagens a seguir mostram o projeto de instalação da usina solar nos dois campi da UFABC

reportagem sa        reportagem sbc

Mais detalhes sobre a parceria:

Em cumprimento com legislações específicas, as concessionárias de energia do Brasil, reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), possuem responsabilidade de investir, anualmente, um percentual de seus rendimentos em projetos de renovação energética. Assim, há cerca de dois anos, sob a coordenação da professora Patrícia Teixeira e do professor Ricardo Benedito, a UFABC submeteu e aprovou um minucioso projeto voltado à área de energia junto à referida agência, em chamada pública da ANEEL 001/2016, específica para instituições públicas de ensino superior.

O projeto contemplará a implantação de uma planta de minigeração fotovoltaica on-grid atendendo as regulamentações da ANEEL RN 482/2012 e RN 687/2015, ou seja, conectada com a rede da concessionária, para atender as instalações da unidade de São Bernardo do Campo e Santo André (Universidade Federal do ABC – UFABC). Tendo como etapas: diagnóstico energético; substituição do sistema de iluminação existente por tecnologia LED; implantação de Sistema de Geração Fotovoltaica; medição e verificação (M&V); descarte de equipamentos ineficientes.

Desde o início das tratativas, a Reitoria da UFABC tem oferecido todo apoio para a realização desta parceria. Além dos trâmites necessários para a formalização, conduzidos pela ACIC, o projeto contou, ainda, com importante apoio interno da Pró-reitoria de Pesquisa (ProPes), do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS), da Prefeitura Universitária e da Superintendência de Obras.

nossafederal extenso verde
Assessoria de Relações Públicas