Página inicial > Administração > Reitoria > Notícias > UFABC e UNIFESP promovem debates conjuntos

UFABC e UNIFESP promovem debates conjuntos

Recentemente, a Universidade Federal do ABC e a Universidade Federal de São Paulo organizaram, conjuntamente, debates sobre educação pública, democracia e autonomia universitária.

primeiro evento, intitulado “Encontro em Defesa da Educação Pública, da Democracia e da Vida”, foi realizado no dia 19 de outubro, no anfiteatro da Reitoria da Unifesp. Participaram da mesa de discussão os pesquisadores Esther Solano (Unifesp), Nelson Marconi (FGV-SP), Tales Ab’Saber (Unifesp) e Renato Janine Ribeiro (USP/Unifesp).

Na última semana (08/11), foi a vez de a UFABC sediar o debate. Com auditório lotado, o tema “O Papel da Universidade e de sua Autonomia na Democraciamesa Brasileira” foi contundentemente discutido pelos pesquisadores Jessé de Souza (UFABC), Suze Piza (UFABC), Júlio César Zorzenon (Unifesp). A mediação ficou por conta do docente Vitor Marchetti (UFABC).

soraya dacioOs reitores Soraya Smaili (Unifesp) e Dácio Matheus (UFABC), conduziram falas de abertura em ambos os eventos e reforçaram a importância do espaço universitário na promoção de debates dessa natureza.

Para a reitora da Unifesp a parceria coordenada entre as instituições é fundamental ao fortalecimento das universidades e da sociedade como um todo. De acordo com o dirigente da UFABC “este é um momento de refletirmos sobre o papel da universidade pública na formação de cidadãos críticos e de sua contribuição ao desenvolvimento social, econômico e político do nosso país”.

O debate ocorrido na UFABC está disponível na íntegra. Acesse o link para o vídeo aqui ou assista no player abaixo:

Assessoria de Relações Públicas

Marcador(es):