Página inicial > Divulgação Científica > Destaques > Artigo aborda papel de jogos móveis sociais no estímulo ao convívio interpessoal

Publicado: Quinta, 01 de Setembro de 2022, 12h00

Pesquisa com usuários de Pokemon Go mostra o potencial de jogos móveis sociais para maior convívio interpessoal e percepção de bem-estar. O estudo foi realizado na UFABC em colaboração com a Universidade Presbiteriana Mackenzie e instituições europeias. Os dados foram apresentados no início de julho em artigo da editora suiça Frontiers e, segundo os autores, tem implicações importantes não só em populações com dificuldades sociais e motivacionais, como também no público geral.

Os resultados mostram que o uso desse aplicativo motiva as interações sociais e aumenta a satisfação com a vida de seus usuários. A influência positiva foi detectada inclusive em uma subamostra de participantes que autorrelataram diagnóstico de transtorno mental com prejuízo à convivência social. De acordo com o estudo, isso indica que jogos desse estilo fornecem uma ferramenta simples para melhorar de forma subjetiva o relacionamento interpessoal.

A pesquisa teve a participação efetiva de 434 jogadores voluntários de três idiomas (português, alemão e inglês), dois quais quase a metade brasileiros. Por meio de questionários on-line, eles foram solicitados a relatar seu estilo de vida, satisfação com a vida e formas de convívio social nos períodos anterior e posterior a ação de jogar o Pokemon Go.

O professor Yossi Zana, que coordenou o trabalho na UFABC, conta que os resultados mostraram que mais participantes relataram maior satisfação de vida depois de iniciar o jogo do que antes. Ele ressalva não ser possível afirmar que o ato de jogar causou o efeito, uma vez que a metodologia utilizada foi correlacional (somente observações, sem manipulação das variáveis). Entretanto, Yossi lembra que o uso do Pokemon Go em terapias cognitivo-comportamentais já tem sido explorado em pesquisas que abordam ansiedade, depressão, desempenho cognitivo e inteligência emocional.

O professor destaca que as constatações do estudo podem se replicar em outros tipos de aplicativos do gênero. Segundo ele, os benefícios observados se relacionam com recursos de socialização característicos do jogo de forma genérica e não com uma particularidade proprietária. "Obviamente, o fato de ser muito popular fortalece as vantagens do Pokemon Go em particular, mas outros jogos de características semelhantes, que ganharem popularidade, podem oferecer benefícios similares ou superiores."

O estudo não obteve apoio ou manteve contato com a empresa desenvolvedora ou seus representantes. Além do professor Yossi, participou do trabalho como cientista principal a professora Tanja Wingenbach da Universidade de Zurique (Suiça) e da Universidade de Greenwich (Reino Unido).

Íntegra do artigo (em inglês).

Registrado em: Destaques