Página inicial > Divulgação Científica > Destaques > Pesquisadora da UFABC nomeia algas recém-descobertas em homenagem a mulheres negras

Publicado: Terça, 30 de Mai de 2023, 15h30

Para a autora, nomes são representativos e eternizam o legado das homenageadas

A Profa. Dra. Priscila Barreto de Jesus, docente da Universidade Federal do ABC, liderou a descoberta de três novas espécies de algas marinhas vermelhas do gênero Hypnea, e nomeou-as em homenagem a três personalidades ativistas do movimento negro: as brasileiras Conceição Evaristo e Djamila Ribeiro e a norte-americana Angela Davis.

As três referidas algas – denominadas Hypnea evaristoae, Hypnea djamilae e Hypnea davisiana – foram identificadas por um grupo de pesquisadores, em parceria com a Universidade de Harvard. O trabalho é fruto da pesquisa de pós-doutorado de Priscila, desenvolvido no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) e supervisionado pela Dra. Mariana Cabral Oliveira. Participaram, ainda, Goia Lyra, Hongrui Zhang, Mutue Toyota Fujii, Fábio Nauer, José Marcos de Castro Nunes e Charles C. Davis.

algas 30 05 23
Hypnea davisiana (à esquerda), Hypnea djamilae (à direita, no alto) e Hypnea evaristoae.

De acordo com os pesquisadores, o processo fundamentou-se no sequenciamento do genoma de várias algas do gênero, incluindo amostras históricas de herbários e materiais contemporâneos. Considerando que a aparência e o formato são muito comuns entre si, a partir das informações genéticas foi possível confirmar a distinção entre as três e em comparação a outros exemplares do gênero Hypnea.

As novas espécies foram encontradas em herbários de universidades estrangeiras: a H. evaristoae foi coletada na Índia, a H. djamilae na Coreia e a H. davisiana na ilha do Tahiti. As algas desse gênero produzem carragenana, um polissacarídeo muito utilizado como espessante, emulsificante e estabilizante – em cremes dentais e geleias, por exemplo –, e também em indústrias farmacêuticas e laboratoriais.

coleta na bahia
Coleta de algas na Bahia

O ato de nomear novas espécies da natureza em homenagem a pessoas não é inédito – embora encontre alguma resistência no meio acadêmico. A pesquisadora, porém, enfatiza a importância do gesto: "Eu mesma já fui uma dessas que não gostava, mas depois percebi que essas homenagens são representativas e deixam o legado dessas pessoas vivo para sempre".

A pesquisa* foi publicada em março, na véspera do Dia Internacional da Mulher. Priscila explica, por fim, o significado das três homenageadas em sua trajetória pessoal: como mulher negra em busca de sua identidade, passou a ler sobre o racismo e, entre as primeiras leituras, estavam “Pequeno manual antirracista”, de Djamila Ribeiro, e “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo. Na mesma época, começou a conhecer a obra de Angela Davis.

defesa de doutorado
Prof. Dra. Priscila Barreto de Jesus

Professora e pesquisadora do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC, Priscila é licenciada em Ciências Biológicas e mestra e doutora em Botânica. Realizou estágio pós-doutoral em Genética e dedica-se, principalmente, ao estudo de algas marinhas. É a idealizadora dos projetos de extensão e divulgação científica Algas por elas e Democratizando saberes, além de também participar do projeto de divulgação do Herbário Sinningia da UFABC e do canal do YouTube Minutos de Botânica.

* Phylogenomics and taxon-rich phylogenies of new and historical specimens shed light on the systematics of Hypnea (Cystocloniaceae, Rhodophyta)
Molecular Phylogenetics and Evolution, v. 183, p. 107752, 2023.
Link

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC
[Com algumas informações do Estadão

Na mídia:
O fato foi amplamente noticiado pela imprensa. A seguir, alguns exemplos representativos:

Novas espécies de algas são batizadas por brasileira em homenagem a personalidades negras.
Estadão