Página inicial > Notícias > Capes aprova novos cursos de doutorado da UFABC

Capes aprova novos cursos de doutorado da UFABC

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2023, 14h15

A UFABC obteve a aprovação de três novos cursos de doutorado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior) - Economia, Engenharia Biomédica e Ciência e Tecnologia Ambiental. Todos foram aprovados com a nota 4. A UFABC contabiliza agora 20 programas de pós-graduação com mestrado e doutorado.

Essa fase do processo de aprovação de um curso pela Capes, denominada APCN (Avaliação de Propostas de Cursos Novos), é a primeira etapa para a criação de um curso de pós-graduação stricto sensu regular. Nela são consideradas a importância socioeconômica do curso e a adequação ao desenvolvimento regional e nacional, além da comprovação de competência e qualificação acadêmica, didática e científica.

A análise fica por conta do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), formado por membros da comunidade científica eleitos pelos pares. Eles avaliam ainda a infraestrutura de ensino e pesquisa, o quadro de professores e o acesso a equipamentos de informática atualizados, com internet, base de dados e fontes de informação multimídia.

O pró-reitor de Pós-Graduação da UFABC, Charles Morphy, celebrou a nova conquista da Universidade. “A aprovação dos novos cursos resulta de esforço concentrado de toda a comunidade da UFABC pelo fortalecimento da nossa pós-graduação e pela busca de excelência no ensino e na pesquisa”, afirmou.

Para o pró-reitor, “foi fundamental o trabalho diligente das coordenações dos programas, docentes, discentes, e dos servidores e servidoras da pró-reitoria de Pós-Graduação”. A conquista, ainda de acordo com o docente, “também é fruto da expansão, nos últimos cinco anos, da nossa política institucional de bolsas de pós-graduação, a despeito da redução contínua e acentuada do orçamento das universidades federais brasileiras entre 2019 e 2022”.

Para o professor, há uma convergência entre as diretrizes do governo federal para ciência e tecnologia e a UFABC na busca pela excelência acadêmica. “Esperamos que o cenário para o fomento à pesquisa no futuro próximo seja condizente com nossos objetivos institucionais”, disse. “O reajuste dos valores de bolsas CAPES e CNPq, seguido pelo reajuste das bolsas institucionais da UFABC, foi um passo importante para a reconstrução do ecossistema nacional de ciência, tecnologia e inovação, que tem nos cursos de mestrado e doutorado componentes essenciais”, concluiu.

Para garantir que os novos cursos de doutorado da UFABC realizem plenamente suas atividades, de acordo com ele, “é preciso agora garantir que os recursos orçamentários para as universidades federais e para a Capes tenham viés de alta”.

Morphy afirma ainda que as aprovações são o reconhecimento da relevância da UFABC para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. “Os doutores e doutoras formados nos programas de pós-graduação da nossa Universidade têm potencial para se tornarem líderes em suas áreas de atuação, com contribuições científicas inovadoras e decisivas para a construção de um país soberano, menos desigual, progressista e socialmente inclusivo”, explicou.

Marcador(es):