Página inicial > Notícias > Universidades federais participam da posse do presidente Lula e de solenidades transmissão de cargo no MEC e MCTI

Publicado: Terça, 03 de Janeiro de 2023, 15h31

UFABC foi representada pela vice-reitora, Mônica Schröder, que está no exercício da reitoria nestes primeiros dias de janeiro.

A reitora em exercício da UFABC, Mônica Schröder, esteve em Brasília nos dias 1º e 2 de janeiro para participar da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nos Palácios do Planalto e do Itamaraty, e das solenidades no Ministério da Educação (MEC), assumido por Camilo Santana, e no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que passa a ser conduzido por Luciana Santos.

O convite às reitoras e aos reitores das universidades federais para as solenidades de transmissão de cargo do MEC e do MCTI já é esperado, porém, não é usual que essas e esses dirigentes sejam convidados também para a posse presidencial. Tal convite às reitoras e reitores, e também à presidência da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), para participação nas solenidades sinaliza a disponibilidade para aprofundar o diálogo entre o Governo e as instituições de ensino superior.

Para Mônica Schröder, “o convite às universidades para a posse presidencial demonstra uma preocupação do novo Governo em manter as instituições próximas. Em minha leitura, ao buscar garantir nossa presença no evento solene, nota-se o reconhecimento da importância de nossas instituições para o desenvolvimento do país”. O que foi evidenciado diversas vezes nas falas do presidente recém-empossado, que em seu discurso ressaltou que “o futuro pertencerá a quem investir na indústria do conhecimento, que será objeto de uma estratégia nacional planejada em diálogo com o setor produtivo, centro de pesquisas e universidades junto com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, os bancos públicos estatais, agência de fomento à pesquisa”.

universidades federais participam da posse do presidente lula e de solenidades transmissao de cargo no mec e mcti ufabc foto 02

universidades federais participam da posse do presidente lula e de solenidades transmissao de cargo no mec e mcti ufabc foto 04

universidades federais participam da posse do presidente lula e de solenidades transmissao de cargo no mec e mcti ufabc foto03

Marcador(es):