Página inicial > Notícias > Curso de graduação em Letras Libras da UFSC, com polo na UFABC, divulga edital para vestibular

Publicado: Quarta, 18 de Mai de 2022, 14h57

A Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, por meio da Comissão Permanente do Vestibular – COPERVE, publicou o Edital para o processo seletivo do Curso de Graduação em Letras Libras – bacharelado e licenciatura, que terá como um dos polos a Universidade Federal do ABC.

O Concurso Vestibular UFSC/2022-Libras/EaD será válido apenas apenas para o ingresso no segundo semestre letivo de 2022 nos cursos de graduação Libras EaD, e as inscrições acontecerão exclusivamente online.

Período de inscrições: de 24 de maio a 09 de junho de 2022.

Pré-requisitos:

• Ser fluente em Libras;
  • Ter concluído ou venha a concluir o Ensino Médio ou equivalente, até a data de matrícula na UFSC.

Modalidade do curso: a distância, contando com atividades obrigatórias a serem desenvolvidas nos Polos de Apoio Presencial, em encontros presenciais que corresponderão no mínimo a 30% do total da carga horária, podendo este percentual ser superior de acordo com decisão da coordenação do curso.

Serão 180 vagas no total, distribuídas entre os Polos de Apoio Presencial, dentre as quais 60 serão ofertadas no Polo da UFABC, no Campus Santo André, com 50% das vagas destinadas a Políticas de Ações Afirmativas (PAA).

As ações afirmativas serão destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, com recorte de renda, e autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiências previstas nas Leis nº 12.711/2012 e nº 13.409/2016, conforme as categorias descritas no Edital.

Através do site librasead2022.ufsc.br os(as) candidatos(as) deverão preencher o Requerimento de Inscrição e enviá-lo para a COPERVE/UFSC até as 23h59min do dia 09 de junho de 2022.

O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 10 de junho de 2022. É possível também solicitar a isenção da taxa de inscrição, conforme o item 3 do Edital.

A prova será realizada no dia 31 de julho de 2022, com duração de quatro horas, nas cidades de Marabá-PA, Macapá-AP e Santo André-SP, em uma única etapa, obedecendo-se à seguinte disposição e cronograma:

• Língua Portuguesa – 5 questões objetivas
  • Aspectos linguísticos da Libras– 6 questões objetivas
  • Comunidades Surdas – 7 questões objetivas
  • Conhecimentos Gerais: 12 questões objetivas, distribuídas da seguinte forma: História (3), Geografia (3), Matemática (3), Física (1), Química (1), Biologia (1).
  • Redação

Acesse o Edital completo em librasead2022.ufsc.br/editais-e-resolucoes

Vídeos

Confira o vídeo explicativo, feito pela profª. Cláudia Regina Vieira do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC:

Vídeo: Informações Letras Libras

Confira também a live com a participação da profª. Cláudia Regina Vieira em uma conversa sobre o curso de graduação em Letras Libras, disponível no Canal da UFABC no Youtube.

Vídeo: Vamos conversar sobre o Letras Libras?

Para saber mais, acesse a notícia: UFABC será polo do curso de graduação de Letras Libras promovido pela UFSC.