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Equipe EMBRACE/UFABC discute estratégia para transformação digital no ensino superior em encontro na Finlândia

Publicado: Quinta, 21 de Março de 2024, 11h24

Todos os participantes do EMBRACE (Finlândia, Portugal, Brasil e Colômbia) em pé e agachados, acenando para a foto na fachada da HAMK University of Applied Science em, Häamenlinna, Finlândia.

Figura 1: Equipe da UFABC participando do projeto EMBRACE na etapa de formação dos gestores educacionais em Hämeenlinna, Finlândia, em novembro de 2023. Fonte: Foto HAMK.

 

“É admirável a forma com que ela conduz estrategicamente todo esse processo de transformação institucional utilizando diretrizes nacionais e da União Europeia, considerando as transformações e necessidades da sociedade e do mundo do trabalho e as metas dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis (ODS) aliadas a peça chave desse processo: cultura de desenvolvimento de competências e motivação dos funcionários”, afirmou a profa coordenadora do projeto na UFABC Carolina Corrêa de Carvalho.

Docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do ABC (UFABC) estão contribuindo ativamente no projeto EMBRACE, iniciativa que visa modernizar o ensino superior na América Latina, por meio de uma cooperação internacional entre diversas instituições: HAMK University of Applied Sciences (Finlândia); Instituto Politécnico de Bragança - IPT (Portugal); Universidade Federal do ABC - UFABC (Brasil); Instituto Federal de São Paulo - IFSP (Brasil); Instituto Federal do Espírito Santo - IFES (Brasil); Universidad Tecnologica de Pereira - UTP (Colômbia) e Fundación Universitaria del Área Andina - Areandina (Colômbia).

 

Intitulado EMBRACE “Education Modernization Brazil, Colombia, Europe - the new era of digital higher education cooperation” (Modernizando a Educação Brasil, Colômbia e Europa - a nova era da cooperação digital no ensino superior), o projeto é financiado pela European Education and Culture Executive Agency (EACAE) e faz parte da chamada ERASMUS-EDU-2022-CBHE, desenvolvimento de competências no campo do ensino Superior, Eixo 2: Parcerias para Transformação no Ensino Superior.

 

O EMBRACE teve início em abril de 2023 e se desenvolverá até março de 2026. Os trabalhos ocorrem de forma virtual, com reuniões online, e encontros presenciais. O primeiro evento presencial aconteceu em Vitória-ES, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro de 2023, sediado e organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), em Vitória/ES, Brasil. O encontro foi marcado pelo início da formação dos professores e definição de metas pelos gestores de cada instituição, junto aos seus respectivos conselheiros consultivos.

 

O segundo evento presencial ocorreu entre os dias 3 e 10 de novembro de 2023 em Hämeenlinna, Finlândia. O encontro foi organizado pela HAMK University of Applied Sciences e mobilizou cerca de 20 gestores, pertencentes às instituições parceiras, em viagem à Finlândia. O objetivo desse segundo evento foi impactar gestores no sentido de construir uma liderança que apoie a modernização do ensino superior, pensando estratégias, desenvolvendo ações orientadas para o futuro e para as demandas da sociedade. Além disso, entender e reconhecer na prática a importância do desenvolvimento contínuo de professores, da equipe administrativa e demais colaboradores da instituição como peça chave desse processo.

 

 

Todos os participantes do EMBRACE em pé nas escadas da HAMK University of Applied Sciences.

Figura 2: Gestores e especialistas do projeto EMBRACE na HAMK University of Applied Sciences, Finland. Fonte: Foto HAMK.

 

"Em qualquer que seja o nível de ensino, a implantação de reformas curriculares foi acompanhada de investimento necessário para a efetivação das políticas públicas de educação, assim como de liderança efetiva das equipes de gestão das instituições educativas e da valorização dos processos formativos de toda a comunidade para que contribuíssem para a construção, execução e avaliação das inovações curriculares”, analisa o professor Allan Xavier, análista de qualidade do projeto.

Com o objetivo de pensar estrategicamente soluções sustentáveis ​​para a modernização contínua do ensino da UFABC, a instituição enviou em missão a Finlândia quatro membros do projeto entre eles a coordenadora do EMBRACE, pela UFABC, Carolina Corrêa de Carvalho (CECS); o gestor de qualidade do projeto Allan Xavier (CCNH); a especialista e desenvolvedora institucional Carla Lopes Rodriguez (CMCC) e o gerente de projeto administrativo e financeiro Geovane Sousa (Convidado). Os quatro integrantes participaram ativamente do evento internacional interagindo com gestores das instituições parceiras, e também com os membros da comunidade da HAMK entre eles, a Reitoria, Pró-reitorias nas nas áreas de Ensino, Pesquisa e Inovação, Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professores, pesquisadores e colaboradores de diferentes áreas. Além das reuniões e discussões de tópicos importantes foram realizadas visitas aos laboratórios de pesquisa da HAMK, aos laboratórios de ensino e ao espaço de atendimento à crianças Nipsula, assim como à escola secundária Kauriala (Upper secondary school Kauriala).

 

A agenda de eventos nesta missão à Finlândia possibilitou aos integrantes da UFABC experienciar na prática exemplos de educação centrada no estudante, do ensino baseado em competências, de entender a importância do desenvolvimento curricular constante em colaboração com empresas públicas e privadas para atender as demandas da sociedade. Também, foi possível entender o papel das tecnologias como integradoras do processo de ensino e aprendizagem e como ferramentas facilitadoras da gestão educacional institucional, permitindo a gestão de processos educacionais, o desenho de estratégias institucionais, o desenvolvimento dos membros da comunidade e acompanhamento e visibilidade de todo o processo, por meio de sistemas integrados de gestão transparentes.

 

 

Todos os representantes da equipe EMBRACE/UFABC juntos da esquerda para a direita Geovane Sousa, Carla Lopes Rodriguez, Carolina Correa de Carvalho e Allan Xavier em frente a HAMK International

Figura 3: Equipe da UFABC representante do projeto EMBRACE na HAMK University of Applied Sciences, Finland. 

 

diretor da escola secundária de Kauriala; Diretores e reitores em pé palestrando na HAMK design factory e na escola secundária Kauriala apontando para seus respectivos slides. Da esquerda para a direita: Pia Kolho (diretora do programa de formação de professores) & Marko Susimetsä (Cientista e pesquisador principal); Seija Mahlamäki-Kultanen (Reitora da Escola de Formação Profissional de Professores da HAMK) & Marja Laurikainen (Gerente do projeto EMBRACE e Staff na HAMK Global Education); Martti Majuri (Diretor da Unidade de Pesquisa HAMK Edu); Lotta Linko (Gerente de Qualidade e serviços de pesquisa e Desenvolvimento da HAMK); Dra. Heidi Ahokallio-Leppälä (Vice-Reitora da HAMK)

Figura 4: Fotos de palestras e interação com gestores da HAMK na HAMK Design Factory e na Escola secundária Kauriala.

 

Comitiva da Colômbia, Brasil e Portugal, do projeto EMBRACE, no corredor da  escola secundária de Kauriala com alunos da escola apresentando o sistema e o ensino

Figura 5: Visita do grupo EMBRACE à escola secundária de Kauriala em Hameenlinna, Finlândia.

 

 

da esquerda para a direita Dra. Heidi Ahokallio-Leppälä (Vice-Reitora da HAMK), professor Allan Xavier, professora Carla Rodriguez, professora Carolina Carvalho e convidado Geovane Sousa sentados na mesa com o contrato de renovação da parceria entre HAMK e UFABC ao centro

Figura 6: Renovação do acordo de cooperação da HAMK com a UFABC por mais 5 anos.

 

"Para além do alinhamento às legislações nacionais e às diretrizes da União Europeia, para alcançar os seus objetivos internos, identificar áreas de melhoria e orientar as mudanças necessárias, as instituições de ensino finlandesas direcionam suas estratégias com base em pesquisas e avaliação da qualidade”, enfatiza a profa. Carla Rodriguez, especialista e desenvolvedora institucional no projeto.

Na visão da coordenadora do projeto, professora Carolina Carvalho (CECS), a liderança da HAMK impressiona o espectador, ao ver na prática como a instituição convida estudantes, equipe administrativa, professores, pesquisadores, membros da sociedade civil organizada e representantes dos setores público e privado para desenharem as metas e objetivos da instituição, tanto a curto quanto a longo prazo. Para ela, “é admirável a forma com que ela conduz estrategicamente todo esse processo de transformação institucional utilizando diretrizes nacionais e da União Europeia, considerando as transformações e necessidades da sociedade e do mundo do trabalho e as metas dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis (ODS) aliadas a peça chave desse processo: cultura de desenvolvimento de competências e motivação dos funcionários”. Complementa, ao afirmar que “a liderança sabe da importância do desenvolvimento profissional para o atendimento das metas e, por isso, incentiva e viabiliza a elaboração dos planos de desenvolvimento de carreira fazendo uso das tecnologias da informação e comunicação para dar transparência e para auxiliar na visualização de todas essas metas pela comunidade. Por fim, Carvalho destaca “o profissionalismo da liderança que faz uso de conceitos e ferramentas de gestão, como o caso do PDCA (plan, do, check and action), para desenvolver continuamente todos os processos dentro da instituição”.

 

O docente Allan Xavier (CCNH) destaca a importância da formação pedagógica e administrativa das gestões para implantação de reformas curriculares, algo bastante evidente nos sistemas educacionais finlandeses que pode ser testemunhado pela equipe do EMBRACE nas visitas realizadas. “Em qualquer que seja o nível de ensino, a implantação de reformas curriculares foi acompanhada de investimento necessário para a efetivação das políticas públicas de educação, assim como de liderança efetiva das equipes de gestão das instituições educativas e da valorização dos processos formativos de toda a comunidade para que contribuíssem para a construção, execução e avaliação das inovações curriculares”, analisa o professor Allan. “No caso da HAMK, dedicam-se à produção de práticas pedagógicas que estão diretamente vinculadas à resolução de problemas da comunidade e do mercado de trabalho, produzindo ambientes de ensino em constante processo de mudança e com forte aspecto social”, destaca o professor.

 

Para a professora Carla Rodriguez (CMCC), a abordagem holística da HAMK em relação à mudança e inovação merece destaque. Alinhados com uma pedagogia do “bem-estar”, todos os atores do ecossistema de aprendizagem são incentivados a serem atuantes e agentes da transformação. Nesse sentido, Rodriguez esclarece que “para além do alinhamento às legislações nacionais e às diretrizes da União Europeia, para alcançar os seus objetivos internos, identificar áreas de melhoria e orientar as mudanças necessárias, as instituições de ensino finlandesas direcionam suas estratégias com base em pesquisas e avaliação da qualidade”. Além disso, ela enfatiza a importância de se considerar “os impactos político, econômico e tecnológicos da educação na sociedade e compreender que a inclusão de temas como multiculturalismo e sustentabilidade é crucial para preparar os estudantes para os desafios globais”. Nesse processo fica claro que a conscientização da gestão e o incentivo à formação docente são passos importantes para atender às necessidades dos estudantes e da sociedade. Para ela, ”a mudança começa com ações estratégicas colaborativas bem planejadas”.

 

O servidor convidado do projeto, Geovane Sousa, menciona a abordagem intrigante, adotada pela HAMK, para implementação das ações estratégicas da instituição, por meio do desenvolvimento de competências, tanto em nível organizacional quanto individual, para enfrentar os desafios emergentes da educação. “A estratégia é construída de forma colaborativa, com a participação ativa da comunidade acadêmica, sociedade civil organizada e setores público e privado, cuja implementação é respaldada pelos planos operacional e financeiro”, destaca Sousa. Ele ressalta que “a gestão por competências é conduzida por metas claras e feedbacks do sistema integrado de qualidade, garantindo uma abordagem baseada em dados e fomentando uma cultura de aprendizado contínuo, por meio da revisão bienal do mapeamento de competências”. Para Geovane, ”é fundamental que tenhamos processos de avaliação de desempenho [institucionais e individuais] robustos, focados em metas desafiadoras e transparentes, para impulsionar o crescimento". Em suma, Sousa conclui que “a estratégia atua como um guia, enfatizando a importância da medição do progresso e do desenvolvimento de competências para aproveitar as oportunidades oferecidas pela modernização e digitalização das atividades pedagógicas e diárias, transformando-as em estímulos para nosso avanço pessoal e institucional”.

 

Além de todo aprendizado, network (rede de contatos) e a experiência vivenciada pela equipe EMBRACE da UFABC permitiram a celebração de um novo acordo de cooperação internacional com a HAMK University of Applied Sciences por 5 (cinco) anos, assinado pela Dra. Heidi Ahokallio-Leppälä (Vice-Reitora da HAMK). Também, foram iniciadas as tratativas de acordo de cooperação internacional com o Vice-reitor do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o Dr. Luís Pais, que permitirá a mobilidade acadêmica de estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos.

A iniciativa do projeto EMBRACE visa aprimorar a qualidade do ensino superior, adaptando-o às demandas da era digital e preparar os educadores para enfrentar os desafios contemporâneos. A participação ativa dos representantes da UFABC nesse evento internacional destaca o comprometimento da instituição com a inovação educacional e seu papel na formação de profissionais capacitados para o futuro.

Com o objetivo de aprimorar o cenário do ensino superior da região, o projeto EMBRACE promove a capacitação das instituições parceiras para se adaptarem aos desafios da era digital. O projeto se concentra em diversas áreas, incluindo a gestão da qualidade, na formação docente e de gestores para inovação na educação, no desenvolvimento de competências digitais e pedagógicas, fomento à colaboração entre academia, sociedade e indústria na construção de ecossistemas de aprendizagem mais inclusivos e centrados no estudante, além da sustentabilidade das ações educativas. Inclui, também, uma série de iniciativas inovadoras, como a criação de novos currículos, o desenvolvimento de métodos de ensino e recursos de aprendizagem interativos e a pesquisa de ponta em educação digital, bem como a implementação de estratégias de ensino-aprendizagem centradas no aluno, concentrando-se em questões de acessibilidade e inclusão, visando garantir que a educação superior esteja disponível, independentemente de suas circunstâncias.

 

 

Grupo EMBRACE com participantes das instituições brasileiras, colombianas e de Portugal sentados e interagindo em atividades no ambiente HAMK design factory.

Figura 7: Grupo EMBRACE sentados em atividade no ambiente HAMK Design Factory.

 

"A gestão por competências é conduzida por metas claras e feedbacks do sistema integrado de qualidade, garantindo uma abordagem baseada em dados e fomentando uma cultura de aprendizado contínuo, por meio da revisão bienal do mapeamento de competências”, afirma Geovane Sousa, gerente administrativo e financeiro do projeto.

Atualmente a equipe de pesquisa da UFABC conta com 10 integrantes, liderada pela professora Carolina Corrêa de Carvalho (CECS), está composta por docentes dos 3 centros acadêmicos, técnico-administrativos e pesquisadores convidados, a saber: Allan Xavier (CCNH), Carla Oliveira (ProGrad), Carla Rodriguez (CMCC), Denise Consonni (Convidada, professora Colaboradora da UFABC), Geovane Sousa (Convidado), Graciella Watanabe (CCNH), João Sato (CMCC), Júlio Facó (CECS) e Michelle Sato (CECS). Essa diversidade na equipe destaca a interdisciplinaridade e a participação plural, específicos de um projeto que exige o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos especializados para apoiar e modelar o futuro da educação na região. Neste ano de 2024 serão convidados mais integrantes da comunidade UFABC para vivenciarem alguns produtos do projeto e também promoverem reflexões sobre o desenvolvimento contínuo de professores e estratégias institucionais para a transformação contínua de um ecossistema de aprendizagem no ensino superior.

A troca de experiências e o aprendizado adquirido durante o evento contribuirão significativamente para o desenvolvimento contínuo da universidade, consolidando-a como uma instituição de referência no cenário internacional de ensino superior.

O projeto EMBRACE está alinhado com os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, que pretende garantir uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa a todos, por meio de ações que promovam a igualdade de acesso à educação e aprimoramento da qualidade do ensino superior.

À medida que o projeto EMBRACE ganha velocidade, o público-alvo: estudantes, docentes, gestores educacionais, membros da comunidade civil organizada, entidades representativas, e o setor industrial, aguardam ansiosamente os resultados positivos que o EMBRACE busca oferecer. Ao aprimorar as competências digitais e pedagógicas dos professores, fomentar a colaboração entre a academia, sociedade e indústria e criar um ecossistema de aprendizado sólido, o projeto pretende elevar o ensino superior a novos patamares nas instituições parceiras, beneficiando, em última análise, a região e suas futuras gerações de estudantes.

A etapa subsequente do projeto está programada para ocorrer na segunda quinzena de novembro de 2024, sendo sediada pela Universidad Tecnológica de Pereira (UTP) e pela Fundación Universitaria del Área Andina - Areandina, na Colômbia. Nessa fase, serão iniciados uma série de workshops de capacitação com ênfase no fortalecimento do ecossistema de aprendizagem. O foco estará na apresentação de abordagens inovadoras para desenvolver a colaboração entre educação e indústria.

Os workshops abordarão modelos que demonstram como a universidade pode colaborar de maneira contínua com parceiros da indústria e da sociedade, integrando-se permanentemente ao ecossistema organizacional. O objetivo é enriquecer a colaboração na vida profissional por meio de abordagens inovadoras baseadas em pesquisa. Essa fase do projeto visa promover uma sinergia mais estreita entre a academia, a sociedade e o setor industrial, proporcionando benefícios mútuos e impulsionando a inovação no campo educacional.

 

Para obter mais informações sobre o projeto EMBRACE e suas iniciativas, você pode acessar:

Artigo publicado na Revista Pesquisa UFABC nº. 35, de setembro/2023, páginas 50 a 55 - Per(cursos) de pesquisadoras na formação docente: possibilidades e desafios para a transformação institucional em educação e tecnologias

Notícia publicada no site da HAMK University of Applied Sciences (FI) em setembro/2023 (em inglês) em - EMBRACE Project Sets Sail – Modernizing Higher Education in Latin America through the new era of digital higher education cooperation

Notícia publicada no site da UFABC em outubro de 2023: Transformação digital no ensino superior: UFABC rumo ao desenvolvimento de um ecossistema de aprendizagem

Notícia publicada no site da HAMK University of Applied Sciences (FI) em março de 2024: Developing pedagogical leadership in Latin America - HAMK

Blog Embrace Oficial: embrace.edu.co


Texto elaborado por: Docentes Allan Xavier (UFABC), Carla Rodriguez (UFABC) , Carolina Carvalho (UFABC) e Geovane Sousa (Convidado). Adaptação: Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC.

 

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