Página inicial > Notícias > Comitiva internacional da Agência da ONU para Refugiados (Acnur) visita a CSVM-UFABC

Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2022, 16h44

Na quarta-feira, 26 de outubro, uma comitiva internacional da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), esteve na UFABC, em São Bernardo, para um intercâmbio de experiências sobre o papel da Universidade no acolhimento de refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade.

A missão internacional tem por objetivo a troca de conhecimentos entre os membros das Cátedras Sérgio Vieira de Mello (CSVM), que até então só existiam no Brasil, para implementação da organização em outros países. Etiópia e República Dominicana são as nações mais próximas a concretizar o projeto, mas também estiveram presentes representantes do Canadá, da Costa Rica e do México.

Na UFABC, o evento reuniu professores, membros da Acnur e da CSVM que debateram sobre a experiência da Universidade com a oferta do curso de português como língua de acolhimento, promovendo a inserção dos refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho e acesso à saúde e educação.

Sob a coordenação do professor José Blanes e da pós-graduanda Mariana Eunice, o Nossa Casa: Curso de Português para Refugiados, capacitação de extensão coordenada pelo Grupo de Estudos em Direitos Humanos e Relações Internacionais, é dividido em três níveis e baseia-se nos temas do cotidiano e cultura brasileiros. O curso também faz o acolhimento de crianças, idosos e mulheres, considerando as particularidades de cada grupo, e conta com o apoio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello em seu convênio com a UFABC/ONU.

Criada em 2014, a CSVM-UFABC atua com foco na integração local de refugiados, sobretudo na região do ABC paulista. Atualmente, é composta pelos docentes Adriana Capuano de Oliveira, Gilberto M. A. Rodrigues, José Blanes Sala e Julia Bertino Moreira. É responsável pela oferta de disciplinas específicas no Bacharelado em Relações Internacionais e na Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, fora outros projetos de extensão e pesquisa. Desde 2018, a UFABC também oferece reserva de vagas para refugiados e solicitantes de refúgio nos cursos de graduação.

Além dos professores citados, estiveram presentes no evento: INTEC, Prof. Desiree del Rosario; UNIBE, Prof. Dolores Sagrario Feliz; PUCMM, Prof. Antonino Vidal Ortega; University of Addis Ababa, Prof. Wondemagegn Tadesse; UNHCR HQ, Ana Carolina Pinto Dantas; UNHCR Dominican Republic, Gabriel Godoy; UNHCR Dominican Republic, Cristobal Cordero; UNHCR Ethiopia, Daniel Yirga; LERRN Coordinator for IDRC Chairs, Heather Alexandre; Latin America Director of Canada's International Development and Research Center, Federico Burone e Jose Riera-Cézanne da Costa Rica.

A “Missão das Novas Cátedras” passou também pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).