Página inicial > Notícias > FAPESP aprova, pela primeira vez, projetos coordenados por docentes da UFABC no âmbito do PITE

Publicado: Quarta, 17 de Novembro de 2021, 17h30

Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) visa intensificar o relacionamento entre universidades e empresas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) aprovou, pela primeira vez, projetos coordenados por docentes da UFABC, e sediados na Universidade, submetidos ao Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).

Um dos projetos selecionados é intitulado "Proposta de métodos e ferramentas para avaliação do potencial dos sistemas de recuperação energética na gestão integrada de resíduos sólidos municipais aplicados aos municípios de Santo André e Itaquaquecetuba". Sob coordenação da Profa. Dra. Juliana Tófano de Campos Leite, a equipe é composta por pesquisadores vinculados ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) e ao Programa de Pós-Graduação em Energia da UFABC. O prazo de execução do projeto é de três anos, a partir de novembro de 2021.

Segundo a FAPESP, o objetivo do PITE é intensificar o relacionamento entre universidades e empresas, por meio de projetos de pesquisa cooperativos e cofinanciados. O programa oferece apoio financeiro a projetos de instituições de ensino e pesquisa no Estado de São Paulo, desenvolvidos em cooperação e cofinanciamento com centros de pesquisa de empresas parceiras, localizadas no Brasil ou no exterior.

Saiba mais sobre o referido projeto na matéria Pesquisa propõe métodos e ferramentas para avaliação de sistemas de recuperação energética na gestão integrada de resíduos sólidos municipais, publicada na página de Divulgação Científica do Portal da UFABC.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC