Página inicial > Notícias > Federais Paulistas reúnem-se com Centro de Contingenciamento do Coronavírus do Estado de São Paulo

Publicado: Sexta, 23 de Julho de 2021, 15h22

No último dia 21 de julho, as quatro instituições federais de ensino de São Paulo (UFABC, UFSCar, UNIFESP e IFSP) reuniram-se virtualmente com o Coordenador do Centro de Contingenciamento do Coronavírus do Estado de São Paulo, Prof.Dr. Paulo Menezes. Participaram do encontro o reitor da UFABC, Dácio Matheus, a vice-reitora da Unifesp, Raiana Assumpção e a vice-reitora da UFSCar, Maria de Jesus Dutra dos Reis, bem como as coordenações dos respectivos comitês de contingenciamento da pandemia das quatro instituições.

Foram tratadas questões referentes ao combate ao coronavírus, a evolução da cobertura vacinal e os desafios a serem enfrentados, pelas universidades e institutos federais, para o retorno gradual das atividades presenciais. Na ocasião, Menezes apresentou os quadros de dados relativos ao combate da pandemia no estado de São Paulo, que foram seguidos de um breve relato feito pelas instituições sobre as suas particularidades no combate ao coronavírus e na manutenção das atividades nesse contexto.

O reitor da UFABC, Dácio Matheus, destacou as ações da Universidade no enfrentamento à pandemia, tais como o Boletim Epidemiológico da UFABC e a detecção do coronavírus (Sars-CoV-2) por meio da análise do esgoto de pontos do ABC, que permitem antecipar alguns indicadores da doença na região e apoiam as deliberações do Comitê de Planejamento e Ações de Gestão Referente ao Coronavírus da UFABC. O reitor destacou o papel fundamental da articulação do poder público tanto na ampliação da cobertura vacinal quanto na definição de parâmetros sanitários e epidemiológicos que direcionem, com segurança, as decisões nas instituições de ensino.

A vice-reitora da UFSCar, Maria de Jesus Dutra dos Reis, destacou que a comunidade de sua instituição possui 40 diferentes grupos indígenas, o que torna a vacinação uma demanda de extrema sensibilidade e urgência. Já Raiana Assumpção, vice-reitora da Unifesp, chamou a atenção para a estrutura multicampi da universidade, distribuída por todo o estado de São Paulo e que exige observar a cobertura vacinal e as ações dos poderes públicos de cada uma das cidades.

Os quadros apresentados pelo Coordenador ilustraram, entre outros indicadores da pandemia, a queda da média diária de internação e de óbitos em São Paulo ao longo do aumento da cobertura vacinal no estado, informações que se mostraram alinhadas às perspectivas delineadas pelos planos de contingência das quatro instituições. Citou, ainda, que a faixa etária responsável pelo maior número de internações em São Paulo já está mais de 55% vacinada com a primeira dose, e que o estado é o que realiza o maior número de testagens no país. Menezes também informou que a expectativa é de que, até o final de agosto deste ano, toda a população com mais de 18 anos do estado de São Paulo terá recebido, ao menos, uma dose das vacinas disponíveis - o que cobrirá a maior parte das comunidades das quatro instituições presentes na reunião.

Um ponto bastante citado tanto pelo Coordenador quanto pelas quatro instituições foi a importância de, durante o retorno gradual das atividades presenciais, manter-se os protocolos de segurança consolidados pela ciência, tais como o uso correto das máscaras, a ventilação adequada e a não aglomeração de pessoas nos espaços. Além de reforçar a importância das medidas de controle, monitoramento e vigilância da evolução da pandemia nas comunidades universitárias, Menezes indicou a relevância das instituições incluírem testagens frequentes em seus planos de retomada. Essas medidas, em conjunto com a cobertura vacinal e com as campanhas de conscientização nas comunidade universitárias, foram apontadas como essenciais para evitar a transmissão de novas variantes do coronavírus.