Página inicial > Notícias > Formaturas Festivas estão de volta: Ainda em 2023, Universidade promoverá evento voltado a formados(as) entre 2020 e 2022

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 17h29

A partir de fevereiro de 2024, as pessoas formadas em 2023, e também as remanescentes da lista de 2020 a 2022, participarão das formaturas festivas.

Conforme noticiado nos últimos meses, a UFABC voltará a realizar a agora denominada "Sessão Solene de Formatura". A primeira edição dessa nova modalidade de formatura festiva já tem data e local para acontecer: 18 de dezembro de 2023, no Teatro CENFORPE, espaço cedido pela Prefeitura de São Bernardo do Campo

Na última semana, a Universidade formalizou contrato com a empresa que venceu o processo licitatório e, no sentido de atender as necessidades de formatura sobrepostas nos últimos anos, a primeira cerimônia do dia 18 de dezembro será voltada a formadas e formados que concluíram seus cursos no período entre os anos de 2020 e 2022.

Como vai funcionar?

O primeiro passo é levantar a quantidade de pessoas interessadas em participar da festividade. Assim, a partir desta quarta-feira, 11 de outubro, todas e todos que colaram grau entre 2020-2022 receberão um e-mail da ProGrad com um formulário de manifestação de interesse em participar da Sessão Solene de Formatura.

O formulário de intenção de participação deve ser preenchido até o dia 20 de outubro. Se você se encaixa neste grupo e não receber o e-mail até 16 de outubro, entre em contato com a Universidade, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para garantir sua manifestação de interesse.

Em qual horário ocorrerá a sessão solene de formatura?

O mais provável, a se confirmar após o levantamento de pessoas interessadas em participar da festividade de formatura, é que sejam realizadas duas cerimônias no dia 18 de dezembro. A primeira no final da tarde (voltada a formandas e formandos dos Cursos Interdisciplinares) e a segunda no início da noite (direcionada a formandas e formandos de cursos específicos).

E se a demanda de pessoas interessadas for ainda maior do que as duas solenidades do dia 18 de dezembro comportam?

Todos(as) que se formaram entre 2020 e 2022 terão oportunidade de participar da festividade de formatura. Se não for possível contemplar todas as pessoas que manifestarem interesse nesta primeira data de 18 de dezembro, este público será incorporado às próximas solenidades de formatura da UFABC que passam a ocorrer já a partir de fevereiro de 2024. Neste cenário eventual, o critério de incorporação será definido em ordem cronológica de formação - do mais antigo para o mais recente.

Por que este primeiro evento acontecerá em um dia de semana?

A prioridade da UFABC foi manter o compromisso firmado com estudantes e formadas e formados de realizar essa formatura ainda em 2023, o que dependeu da formalização da contratação da empresa responsável pela organização. Considerando a proximidade com outras festividades de final de ano, a agenda do espaço cedido pela Prefeitura de São Bernardo do Campo para os finais de semana já estava fechada. Os próximos eventos ocorrerão aos sábados.

Concluintes de 2023 poderão participar da festividade de 18 de dezembro?

Considerando as demandas acumuladas entre o período de 2020 a 2022, é pouco provável que se viabilize a participação de pessoas formadas no ano de 2023 nesta cerimônia de 18 de dezembro. Todavia, buscando atender a todas as pessoas interessadas, a UFABC reforça seu compromisso com a trajetória discente e informa que as festividades que se realizarão a partir de fevereiro de 2024 passam a contemplar as e os concluintes de 2023 em diante.

Concluintes de 2020 a 2022 que não puderem participar da festividade do dia 18 de dezembro terão outra oportunidade?

Caso não possam participar da solenidade do dia 18 de dezembro, poderão participar das próximas sessões solenes de formatura, conforme chamadas e disponibilidade de vagas.