Página inicial > Notícias > Interessados em vaga na graduação da UFABC poderão se inscrever no Sisu a partir do dia 22

Publicado: Quinta, 18 de Janeiro de 2024, 16h06

Estudantes interessados em concorrer a uma vaga de graduação na UFABC poderão fazer suas inscrições entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2024. A seleção é feita pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que controla o acesso às instituições que aderiram ao programa. As inscrições serão feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior gratuitamente. O resultado sai no próximo dia 31 e a matrícula dos selecionados vai do dia 2 ao 7 de fevereiro. A manifestação de interesse na lista de espera deve ocorrer entre os próximos dias 30 e 7.

A Universidade terá 1988 vagas abertas, distribuídas em quatro cursos interdisciplinares de ingresso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), Bacharelado em Ciências e Humanidades (BC&H), Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) e Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE). Esses cursos dão acesso a outros, de formação específica.

Apenas o Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) oferece vagas em ambos os campi. São 1005 vagas no Campus Santo André e 431 no Campus São Bernardo. A Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE) tem vagas apenas em Santo André – 158. As 346 vagas do Bacharelado em Ciências e Humanidades (BC&H) são destinadas exclusivamente para São Bernardo, bem como as 48 da Licenciatura em Ciências Humanas (LCH).

A UFABC adota o sistema de cotas em sua seleção, reservando vagas para egressos de escola pública. Dentro desse contingente, existem cotas para estudantes de baixa renda e também pretos, pardos, indígenas, quilombolas e candidatos com deficiência, com a posição na classificação do Sisu estabelecida ou não pela renda.

Fora desse percentual, há outra reserva de vagas para estudante com deficiência, independentemente de outra condição, refugiados e pessoas transgêneras, levando-se em conta ou não a renda familiar. Os postulantes que não se encaixam nesses perfis concorrem pela ampla concorrência.

A nota mínima considerada para a classificação dos candidatos na UFABC será de 450 em cada área de conhecimento avaliada no Enem e de 500 para a redação. As notas terão peso diferente, a depender do curso de ingresso pelo qual o estudante optar.

Leia o edital de ingresso na UFABC.

Marcador(es):