Página inicial > Notícias > São Paulo e Grande ABC recebem exposição Oralidades Pretas – Interculturalismo e Ancestralidade em Matriz Africana

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 16h28

A exposição, que conta com a curadoria do professor Alexandre Soares Miranda, também conhecido como mestre Padinha, e Giovana Ferreira Miranda, reúne 80 fotografias em PB (preto e branco), registradas durante a passagem de Padinha pela África do Sul, no contexto de  suas pesquisas em Educação Étnico Racial pela FEUSP e na UFABC, em parceria com a Wits (University of the Witwatersrand), de Johannesburg, em políticas públicas nas linguagens de matriz africana.

As fotografias retratam ações desenvolvidas por Padinha durante a viagem, como palestras, saraus, shows, intervenções, manifestações sociais – com imagens assinadas por Júlio Alves, Daniel GTR e Joma Nigra, e também Ilustrações de Melmanng Gonçalves, e são divididas entre os módulos: oralidades, resistência, capoeira e África.

A abertura do evento, em São Bernardo, no dia 06 de abril, contou um um bate papo entre o curador, Alexandre Padinha, a professora de Capoeira e produtora cultural Lidiane Mathias do Nascimento, mais conhecida como professora Kianda, e a também professora e escritora Kiusam Oliveira, no Centro Cultural Jácomo Guazelli. Já a abertura, no dia 06 de maio, às 16h, no Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá, contará com a presença do músico, produtor cultural e idealizador do Havana6463, Pedro Bandera e do cantor, compositor, ator, diretor, pintor e poeta Jairo Pereira. A escritora Erika Balbino e a estudante Giovanna Ferreira Miranda estarão presentes em ambas as datas.

Em São Bernardo, a exposição acontecerá entre 6 e 30 de abril, no Centro Cultural Jácomo Guazelli, localizado na Rua Rosa Pacheco, 201. Já na capital paulista, será entre 6 e 30 de maio, Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá, localizado na Rua Arsênio Tavolieri, localizado na Rua Arsênio Tavolieri, 45, Jabaquara

Confira mais detalhes sobre a exposição na reportagem completa da revista ABC do ABC.

Marcador(es):