Página inicial > Notícias > Semana debateu temas vinculados à diversidade e ao acesso à universidade

Semana debateu temas vinculados à diversidade e ao acesso à universidade

Publicado: Terça, 22 de Dezembro de 2020, 14h19

A Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (ProAP) e o Comitê do Pacto Universitário de Respeito à Diversidade, Cultura de Paz e Direitos Humanos da UFABC realizaram de 16 a 18/12 a II Semana de Direitos Humanos. Com foco especialmente voltado para questões acadêmicas e educacionais, as sessões trataram da história e rumo do pacto de respeito à diversidade e cultura de paz, dos desafios às instituições públicas, das demandas sociais, das condições para acessibilidade e para pessoas refugiadas e das narrativas e linguagens que envolvem a abordagem de todos esses temas. Houve também espaço para discussões sobre africanidades e as narrativas de luta e militância das mulheres negras, laicidade do Estado e as relações religiosas e sobre Direitos Humanos e a questão ambiental.

Durante o evento, houve a leitura de nota de repúdio às indicações, por parte do governo federal, de revogação do arcabouço normativo que sustenta diversos programas de saúde mental do Sistema Único de Saúde (SUS) – íntegra do documento.

A Semana de Direitos Humanos da UFABC celebrou os 72 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos e integrou as ações ligadas ao Pacto Universitário, que articula diversas instituições de ensino superior do país em torno do tema. Esta segunda edição ocorreu em formato virtual e os vídeos das sessões estão disponíveis no canal da UFABC no Youtube.

Marcador(es):