Página inicial > Notícias > Servidor e servidora da UFABC: Você já pensou em ser um brigadista?

Servidor e servidora da UFABC: Você já pensou em ser um brigadista?

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 09h34

A SEST - Seção de Engenharia de Segurança do Trabalho, da Universidade Federal do ABC, promove a capacitação anual de servidores da instituição e trabalhadores terceirizados, para atuarem na orientação e atendimento primário, em situações de emergência em ambos os campi. A cada ano são realizados treinamentos com até 06 turmas, totalizando em torno de 180 pessoas habilitadas para compor a Brigada de Incêndio da UFABC e participar das ações de prevenção, primeiros socorros, abandono de área e combate a princípio de incêndio.

Os treinamentos são realizados em ambiente apropriado e externo à UFABC, através da contratação de empresa especializada e habilitada para tal finalidade, e abrange conteúdos teóricos e práticos. Os grupos do curso de formação ou atualização da brigada de incêndio devem ser compostos por, no máximo, 30 alunos.

Odilon Nascimento, Chefe da SEST e Coordenador da Brigada de Incêndio da UFABC, explica que além da capacitação externa, há também um momento de reconhecimento de área, realizado internamente “Após os treinamentos externos, os brigadistas participam de reuniões internas promovidas pela SEST, para reconhecimento dos ambientes da edificação, das áreas de risco e dos sistemas de proteção contra incêndio existentes onde cada Brigadista trabalha em seu dia a dia”.

Para Sérgio Carvalho, servidor do NTI, “a participação na Brigada de Incêndio é de suma importância para nós, servidores e servidoras da UFABC, pois se trata do cuidado com o próximo, com colegas de trabalho e comunidade em geral”. Lembra, também, que as informações absorvidas podem ajudar em situações pessoais “Os conhecimentos adquiridos contribuem até para o dia a dia, em situações que vivemos em nossas casas, como um vazamento de gás, engasgamento ou mesmo alguém que venha a necessitar de cuidados básicos de pronto atendimento”.

Bianca Genezini, Servidora da SUGEPE, também participou do treinamento e reforça a importância do aprendizado para situações no ambiente profissional, mas também pessoal “A aplicação do conhecimento adquirido nesse treinamento extrapola o ambiente de trabalho. É empoderador! Ele nos dá o poder de salvar vidas, não apenas das pessoas da comunidade acadêmica, mas de qualquer pessoa, inclusive dos nossos familiares. E isso é muito gratificante e, ao mesmo tempo, tranquilizador”.

Se você ficou interessada (o), mas não sabem se conseguirá acompanhar a capacitação, Bianca ressalta que “o curso foi bastante dinâmico e descontraído. Fiquei receosa de que isso exigiria um esforço físico extremo, mas resolvi dar uma chance e não me arrependo de ter me inscrito. Os instrutores nos deixaram muito à vontade para realizar apenas as atividades que nos sentíssemos absolutamente confortáveis. Acabei participando de todas, e tudo foi feito com muita segurança e tranquilidade”.

Vale ressaltar que os treinamentos são realizados sempre em conformidade com o Decreto Estadual nº 63.911/2018 e Instrução Técnica – IT de nº 17/2019, do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

brigada de incendio da Universidade Federal do ABC

Capacitação da Brigada de Incêndio da UFABC nos Centros de Treinamentos

Interessou-se em participar? Neste momento a Universidade está com vagas abertas para a nova turma (a terceira de 2023) de Brigadistas. O formulário para inscrição está disponível neste link (formulário em PDF). A chamada será encerrada assim que a Universidade alcançar o número de 30 interessados e as inscrições excedentes poderão ser direcionadas para treinamentos futuros.

Saiba mais sobre a Brigada de Incêndio da UFABC.

Marcador(es):