Página inicial > Notícias > Técnicos administrativos divulgam campanha para incluir reestruturação da carreira no Plano Plurianual 2024-2027 do governo federal

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2023, 15h24

A importância da Educação no desenvolvimento do país é indiscutível e está diretamente ligada à valorização dos profissionais que atuam nessa área.

Técnicos administrativos das universidades e institutos federais em todo o país estão empenhados em conquistar votos para uma proposta que busca a recomposição salarial e a reestruturação da Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades e Institutos Federais (PCCTAE – Lei n.º 11.091/2005). Essa proposta está atualmente em votação na Plataforma Digital Brasil Participativo, com o objetivo de ser priorizada no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 – documento previsto na Constituição e elaborado de quatro em quatro anos, sempre no primeiro ano de mandato do presidente, que define metas, diretrizes e programas do Governo Federal. A votação estará aberta até o dia 14 de julho dia 16 de julho (prazo prorrogado), confira a proposta dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) neste link. O acesso à votação é feito utilizando o login do Gov.Br

Os autores das cinco propostas mais votadas serão convidados a apresentar suas ideias no 3° Fórum Interconselhos, que ocorrerá em agosto deste ano. Essas cinco proposições mais votadas serão analisadas pelo governo e poderão se tornar projetos de lei prioritários, uma vez que contam com o respaldo popular.

Atualmente, essa categoria é a que recebe a remuneração mais baixa no âmbito do Executivo federal, acumulando perdas salariais de mais de 50%. Apesar disso, trata-se de uma das maiores carreiras do serviço público federal, contando com cerca de 200 mil pessoas, entre ativos e aposentados. Além disso, esses profissionais lidam com uma questão estratégica para o país: a produção de conhecimento, ciência e tecnologia.

Servidores das universidades e institutos federais, bem como entidades sindicais que representam essa categoria, estão lutando para ampliar a votação e garantir que, nos próximos quatro anos, a educação superior e seus servidores sejam valorizados.

UFABC, UFSCar, Unifesp e IFSP lançam proposta para consolidação do desenvolvimento institucional

Além das propostas dos TAEs, está também disponível para votação na Plataforma Digital Brasil Participativo, proposta para consolidação do desenvolvimento da UFABC, UFSCar, Unifesp e do IFSP.

Com o objetivo de consolidar o seu desenvolvimento institucional, a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) lançaram proposta para integrar a votação do PPA participativo. A votação vai até o dia 14 de julho dia 16 de julho (prazo prorrogado), acesse a proposta das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Estado de São Paulo.

A proposta visa considerar “as condições para a expansão necessária ao pleno cumprimento dos respectivos projetos pedagógicos, como a ampliação de infraestrutura, de pessoal e do número de cursos e vagas, assegurando a contribuição das instituições na ciência e tecnologia de excelência e na inclusão e permanência de jovens nos ensinos superior e técnico de qualidade no país”.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - ACI UFABC. Notícia atualizada em 12/07/2023.

Marcador(es):