Página inicial > Notícias > UFABC ativa plataforma para monitorar pandemia na comunidade acadêmica

UFABC ativa plataforma para monitorar pandemia na comunidade acadêmica

Publicado: Quarta, 10 de Março de 2021, 13h47

covidata acompanha ufabc fb noticiaO Núcleo de Monitoramento e Testagem da UFABC inicia no dia 10 de março o mapeamento da situação epidemiológica da comunidade interna por meio da plataforma COVIData-Acompanha. O objetivo é coletar dados que subsidiem as instâncias deliberativas da Universidade em decisões sobre a retomada de atividades presenciais da instituição. O sistema realiza uma triagem com base em informações fornecidas por servidora(es), alunas(os), estagiárias(os) e trabalhadoras(es) em situação de terceirização.

A ferramenta usa como base o projeto COVIData, que tem coordenação da professora Fernanda Almeida, e funciona em parceria com o Consórcio Intermunicipal do ABC. Tal como essa versão externa, o COVIData-Acompanha não atua como método de diagnóstico – o intuito é identificar casos suspeitos e não suspeitos da Covid-19 para ajudar no direcionamento de condutas administrativas para controle e combate ao novo coronavírus. Segundo a pesquisadora, o sistema apresenta um questionário detalhado, com questões epidemiológicas e sobre os sintomas mais comuns da doença.

O primeiro acesso ao sistema requer inscrição inicial. A coordenação explica que a coleta periódica dos parâmetros fornecerá indicadores para as decisões referentes à retomada de atividades presenciais. Nesta etapa inicial, é fundamental o amplo engajamento da comunidade, por isso é importante que todas e todos se cadastrem e alimentem a plataforma. A ampla participação poderá gerar um retrato condizente com a realidade e subsidiará ações eficazes.

Além da coordenação da professora Fernanda Almeida, a plataforma COVIData-Acompanha contou com o trabalho dos discentes Diego Serodio Costa (Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica), Vitor Inácio da Silva, Camila Chaves Rocha, Gabriel de Mello Fiali, Luiz Rodrigo Cavalcanti da Silva (Bacharelado em Ciência da Computação), André Silva Carvalheiro, Clarissa Susana Ruiz Merino, Beatriz Lima Gandolfi (Engenharia Biomédica), Giovanna Brito Lins (Bacharelado em Ciências Biológicas).

Comunidade universitária: Acesse a plataforma COVIData-Acompanha e preencha o cadastro.

Exame com autocoleta

Em etapa posterior, o programa de monitoramento prevê também a realização de exames obrigatórios RT-PCR por saliva de integrantes da comunidade universitária que necessitem ingressar nas dependências da UFABC. A obtenção das amostras ocorrerá por meio de kits para autocoleta. Depois de acondicionado, o material será depositado em urnas específicas e recolhido diariamente para análise. Haverá emissão de laudo e quem apresentar resultado positivo receberá orientação para cumprir quarentena e procurar as instituições públicas ou privadas de saúde.

Como parte do Comitê de Planejamento e Ações de Gestão Referente ao Coronavírus, o Núcleo de Monitoramento e Testagem produz parâmetros de análise do quadro epidemiológico da região e da comunidade da UFABC. O grupo também está encarregado de operar o centro interno de testagem para a detecção do novo coronavírus. Essas iniciativas integram o conjunto de ações do Plano de retomada gradual das atividades presenciais na UFABC, que, até a presente data,, indicava a suspensão de atividades presenciais por tempo indeterminado (Fase 0).

Mais informações serão publicadas em breve na página do monitoramento da pandemia na UFABC.

Errata: Diferente do informado anteriormente, o teste desenvolvido pela Universidade Federal do ABC (UFABC) realiza a detecção da presença do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e não a detecção da Covid-19. Conteúdo atualizado em 15/07/2021.

Marcador(es):