Página inicial > Notícias > UFABC inicia testagem para detecção do novo coronavírus na comunidade interna

UFABC inicia testagem para detecção do novo coronavírus na comunidade interna

Publicado: Segunda, 17 de Mai de 2021, 17h34

Testagem faz parte dos protocolos previstos no Plano de Retomada das atividades presenciais da Universidade e é exclusiva aos membros da comunidade que possuem justificativa para frequentar os campi

O Núcleo de Monitoramento e Testagem da UFABC começa em 24 de maio a realização de exames para detecção de SARS-CoV-2 para verificar casos de infecção pelo novo coronavírus. A análise utilizará técnica RT-PCR por meio de amostras de saliva, obtidas com kits para autocoleta, distribuídos nos principais pontos de acesso aos campi. Devem realizar o teste todos os integrantes da comunidade universitária que necessitem ingressar nas dependências da Universidade.

Todos que possuem justificativa para frequentar a UFABC durante a pandemia realizarão a testagem semanalmente. O kit lacrado em envelope contém material esterilizado e instruções para realização do procedimento.

Após a autocoleta, o envelope lacrado contendo a amostra deverá ser depositado em urnas específicas. Diariamente, às 14 horas, haverá o recolhimento desses compartimentos para análise do material acondicionado no laboratório de agentes patogênicos da UFABC (Campus São Bernardo do Campo).

Os resultados serão enviados por email em até 72 horas e também serão disponibilizados no perfil do usuário na plataforma COVIData-Acompanha, ferramenta virtual para monitoramento da pandemia na comunidade da UFABC. Haverá emissão de laudo e quem apresentar resultado positivo receberá por meios eletrônicos as devidas recomendações epidemiológicas. A informação será compartilhada com a Superintendência de Gestão de Pessoas, diretorias de centro e orientadores, conforme o caso (se técnico administrativo, docente ou discente).

Ficou em dúvida? Acesse o passo a passo do procedimento de autocoleta, incluindo perguntas e respostas sobre o sistema de testagem.

Comunidade universitária: Acesse a plataforma COVIData-Acompanha e preencha o cadastro.

Fluxograma interativo: Testagem do novo coronavírus na UFABC

Dúvidas? Acesse a página: ufabc.net.br/faqmonitoramento

Destino das informações

O processo de testagem funcionará de forma integrada com o sistema COVIData-Acompanha, que passou por recentes reformulações e está com versão atualizada disponível. Essas iniciativas são projetos de pesquisa, utilizados como ferramenta administrativa para gestão de dados epidemiológicos da comunidade. As informações fornecidas fundamentam a tomada de decisões quanto à volta das atividades presenciais na UFABC.

O uso em estudo científico das aferições obtidas por meio dos testes por RT-PCR ocorrerá apenas se houver aceite formal de quem comparece aos campi por necessidade justificada. As informações epidemiológicas inseridas no COVIData-Acompanha por aqueles que se mantêm em regime remoto, ou seja, sem necessidade de realizar o teste por autocoleta na Universidade, têm finalidade restrita à esfera de decisões administrativas. Esses dados não estarão disponíveis para pesquisa.

Ambientação do Núcleo de Monitoramento no campus e Audiência Pública

Nesta semana, de 17 a 21 de maio, o Núcleo iniciou um trabalho de ambientação no campus de Santo André, para averiguar os últimos ajustes operacionais e logísticos relacionados ao processo de testagens.

Além disso, nas próximas semanas, será realizada uma audiência pública para tratar sobre o processo de testagens e outros aspectos referentes ao Plano de Retomada das atividades presenciais da UFABC, no contexto atual. Mais informações sobre o evento, serão divulgadas em breve.

Errata: Diferente do informado anteriormente, o teste desenvolvido pela Universidade Federal do ABC (UFABC) realiza a detecção da presença do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e não a detecção da Covid-19. Conteúdo atualizado em 15/07/2021.

Marcador(es):