Página inicial > Notícias > UFABC disponibiliza vagas na graduação a estudantes premiados em Olimpíadas de Conhecimento e Competições Científicas

Publicado: Segunda, 16 de Janeiro de 2023, 15h06

A Universidade Federal do ABC está com as inscrições abertas para 20 vagas nos cursos interdisciplinares de ingresso, destinadas a estudantes premiados em olimpíadas de conhecimento e competições cientificas. Poderão se inscrever nesta modalidade, os premiados em Olimpíadas realizadas nos 3 (três) anos anteriores ao início do curso de graduação da UFABC em 2023, isto é, nos anos de 2020, 2021 e 2022.

As vagas reservadas para esse modelo de seleção serão distribuídas entre os quatro cursos interdisciplinares de ingresso ofertados pela Universidade: Bacharelado em Ciência & Tecnologia (BC&T); Bacharelado em Ciências & Humanidades (BC&H); Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) e a Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE).

A lista das olimpíadas e competições aceitas no processo seletivo, bem como outras informações sobre a seleção, está disponível no Edital de Vagas Olímpicas. As áreas de conhecimento das competições são diversas e abrangem, entre outras, matemática, física, biologia, informática, computação, química e robótica.

Os interessados deverão realizar a inscrição até às 23h59 do dia 13 de fevereiro de 2023, via formulário eletrônico disponibilizado na página da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), responsável pelo processso seletivo de ingresso: prograd.ufabc.edu.br/sisu.

Projeto Pedagógico Interdisciplinar

Na UFABC, o aluno ingressa em um dos quatro cursos interdisciplinares (BC&T, BC&H, LCH e LCNE). No quadrimestre em que ingressa, o estudante é matriculado em disciplinas de seu curso interdisciplinar. A partir do segundo quadrimestre, o estudante pode solicitar matrículas tanto em disciplinas do seu curso de ingresso quanto de Cursos de Formação Específica (CFE) - na UFABC, é o aluno que faz sua matrícula.

Confira os vínculos entre cursos de ingresso e Cursos de Formação Específica (CFE) na página: Cursos de Graduação da UFABC.

Ou seja, na UFABC é possível cursar disciplinas de Cursos de Formação Específica (CFE), como por exemplo, "Bacharelado em Neurociência", "Engenharia de Materiais", "Licenciatura em Filosofia", "Licenciatura em Matemática", etc., antes mesmo de concluir o curso de ingresso.

Entretanto, cabe destacar que há critérios que devem ser observados durante os processos de matrículas em disciplinas.

Assessoria de Comunicação e Imprensa UFABC