Página inicial > Notícias > UFABC divulga atualização de normas de biossegurança, com novas orientações sobre o uso de máscaras na Universidade

Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2022, 12h18

Nesta terça-feira, 25 de outubro, foram publicadas novas portarias da Reitoria da UFABC que atualizam as orientações e normas de biossegurança nos campi da Universidade. Uma das indicações refere-se ao uso de máscara de proteção facial nos espaços físicos da UFABC que passa a ser recomendado e facultativo, com exceção às áreas de atendimento à saúde da Universidade, que permanecem com uso obrigatório.

Há ainda, por motivo de prevenção, a recomendação especial de utilização de máscaras para pessoas que apresentem sintomas gripais ou que tiveram contato com caso suspeito ou confirmação de COVID-19 nos últimos sete dias e também para pessoas que possuam fator de risco de agravamento em relação à COVID-19.

Testagens

As testagens na UFABC, conduzidas pelo Núcleo de Monitoramento e testagens, continuam vigentes,sendo obrigatórias (semanalmente) para servidores(as) e estagiários(as) e realizadas por amostragem no corpo discente da Universidade.

Com relação às normas específicas para servidor(a) ou estagiário(a) que testar positivo para Coronavírus (SARS-CoV-2), seja no teste da UFABC ou num outro teste antígeno realizado por conta própria, permanece a orientação de que a pessoa procure uma unidade de saúde ou atendimento médico para avaliação. O eventual afastamento das atividades laborais ocorre, exclusivamente, mediante recomendação médica, com apresentação de documentos comprobatórios à SUGEPE. Desse modo, o afastamento preventivo, previsto anteriormente para quando não havia recomendação médica para afastamento formal dos afazeres no trabalho das atividades presenciais, para servidor(a) ou estagiário(a), não está mais em vigor.

--

Todos os detalhes sobre os protocolos de biossegurança e sobre os procedimentos que devem ser adotados por servidoras(es), estagiárias(os), terceirizadas(os), discentes de graduação e de pós-graduação da UFABC, estão disponíveis nas Portarias nº 2880/2022 e nº 2882/2022, publicadas no Boletim de Serviço nº1189, de 25 de outubro de 2022.

Informações completas sobre as atividades presenciais na UFABC podem ser acessadas através da página: De volta aos Campi.