Página inicial > Notícias > UFABC é a 3ª melhor Universidade do Brasil com menos de 50 anos, aponta nova edição do Times Higher Education Young University Rankings 2022

Publicado: Segunda, 21 de Fevereiro de 2022, 16h40

Nesta semana (16 de fevereiro), foi publicada a nova edição do ranking internacional  Times Higher Education, na modalidade “Young University“. A avaliação atual, indicou que a Universidade Federal do ABC (UFABC) é a 3ª melhor Universidade do Brasil com menos de 50 anos, e a melhor universidade federal.

A área de maior destaque na UFABC corresponde ao international outlook – medido pela proporção de estudantes, docentes e colaborações internacionais – e pelo citation, responsável por avaliar a influência da pesquisa, considerando o número médio de vezes trabalhos publicados por uma universidade,s contendo ao menos um autor internacional , é citado por acadêmicos em todo o mundo com base no banco de dados Scopus da Elsevier.

De acordo com o Assessor de Relações Internacionais da UFABC, Dalmo Mandelli, o destaque da UFABC  é atribuído, principalmente, à qualificação do corpo docente da Universidade. Nas palavras de Mandelli, “ nosso corpo docente, altamente capacitado e internacionalizado, que realiza parcerias com grupos de pesquisa de outros países e publica artigos de elevado impacto com estes parceiros estrangeiros".

A metodologia do ranking utiliza os mesmos 13 indicadores de performance utilizados no THE World University Ranking, dividindo-os em 5 grandes grupos: ensino (30%); pesquisa (volume, receita e reputação: 30%); citações (30%); percepção internacional (7,5%) e renda da indústria (transferência de conhecimento: 2,5%).

Os parâmetros refletem a formação de estudantes, produção científica, recursos humanos, internacionalização, proporção de docentes e discentes, além da transferência de conhecimento. O ranking considerou dados do ano base 2019 e classificou 539 instituições de 74 países diferente. Apenas 20 universidades brasileiras foram ranqueadas pelos critérios de elegibilidade definidos pelo ranking, entre eles de terem sido fundadas há menos de 50 anos.

Assessoria de Relações Internacionais