Página inicial > Notícias > UFABC e Prefeitura de Diadema reforçam parceria e ampliam atividades conjuntas

UFABC e Prefeitura de Diadema reforçam parceria e ampliam atividades conjuntas

Publicado: Terça, 28 de Março de 2023, 17h28

A Universidade Federal do ABC e a Prefeitura de Diadema estreitam sua parceria e passam a trabalhar em novas frentes de colaboração mútua. Em uma das atividades, os estudantes do Bacharelado em Políticas Políticas Públicas da UFABC realizarão um trabalho de imersão para compreender a continuidade e descontinuidade de políticas públicas municipais. Outra ação, a UFABC garantirá a 130 servidores da Prefeitura acesso ao curso de extensão “Escola para Igualdade: Classe, Gênero, Raça e suas Relações com o Território e Meio Ambiente”.

ufabc e prefeitura diadema curso igualdade genero

Sobre a primeira ação, os estudantes da disciplina “Observatório de Políticas Públicas”, ministrada pela professora Dra. Livia De Tommasi, irão realizar uma semana de trabalho de campo para conhecer em profundidade as políticas públicas do Município de Diadema no que diz respeito a quatros áreas: Planejamento, Educação, Habitação, Cultura Cidadã e Segurança Alimentar. Por meio de reuniões com gestores, conversas com usuários e técnicos dos programas, visitas aos equipamentos e participação nas atividades, os estudantes terão a oportunidade de conhecer a trajetória histórica das diretrizes das políticas e o funcionamento dos programas implementados pela Prefeitura.

Para De Tommasi, essa é uma atividade muito importante para a formação dos estudantes do curso de Políticas Públicas, pois o Observatório é uma disciplina obrigatória de caráter prático. “Os estudantes terão a oportunidade de conhecer de perto a realização de uma política pública, seus desafios, alcance, modos de funcionamento. Estamos muitos felizes de poder realizar essa atividade graças à parceria com a Prefeitura de Diadema, que têm consolidado, ao longo dos anos, políticas públicas consistentes de caráter democrático e participativo, enfrentando o desafio da descontinuidade da gestão”, ressaltou a professora.

escolaparaigualdade dinosantos1 foto pref diadema

Já a segunda ação, parceria da Universidade com as Secretarias de Educação e Saúde de Diadema, possibilitará a oferta do curso de extensão “Escola para Igualdade: Classe, Gênero, Raça e suas Relações com o Território e Meio Ambiente” para servidores da Prefeitura. Serão 130 servidores das Secretarias de Educação, Saúde, Cultura, Assistência Social e Cidadania e Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema.

Essa atividade tem a coordenação, na UFABC, do professor Dr. Acácio Almeida e da professora visitante sênior Dra. Eleonora Menicucci, e acontece até o dia 18 de julho. O objetivo é qualificar o trabalho prestado pelos servidores, para que estes sejam capazes de realizar análises que incluam as especificidades de classe, raça, gênero, território e meio ambiente nos atendimentos prestados aos munícipes.

Para Acácio, “o curso representa um avanço no campo das Políticas Afirmativas e muito contribuirá para o fortalecimento das relações da UFABC com a prefeitura de Diadema e, em um futuro próximo, também com outras prefeituras do ABC. É a UFABC participando ativamente da reconstrução do país”.

*Matéria produzida com informações do site da Prefeitura de Diadema. Fotos: Prefeitura de Diadema.

Marcador(es):