Página inicial > Notícias > UFABC é uma das vencedoras do Prêmio CAPES-Elsevier 2022

UFABC é uma das vencedoras do Prêmio CAPES-Elsevier 2022

Publicado: Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 14h00

Universidade foi premiada em três categorias: impacto da colaboração internacional, colaboração universidade-empresa e produção científica de maior impacto

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC), em parceria com a Editora Elsevier, realizou, em 29 de novembro, a sexta edição do Prêmio CAPES-Elsevier, em Brasília - DF.

O objetivo da premiação, segundo os organizadores, é reconhecer a produção científica nacional em seus aspectos mais relevantes mundialmente, e homenagear as instituições que mais contribuem para o desenvolvimento científico do país. Nesta edição, 13 instituições brasileiras de ensino e pesquisa foram agraciadas – dentre as quais, a UFABC.

"É uma honra premiar e homenagear instituições de pesquisa que tanto contribuíram para o desenvolvimento científico do país, dando maior visibilidade mundial à produção científica brasileira", afirma Ezequiel Farré, diretor Regional de Vendas da Elsevier para a América do Sul.

Os vencedores foram selecionados a partir de indicadores de produção científica extraídos da ferramenta SciVal, da Elsevier – que disponibiliza resultados de pesquisas de mais de 20 mil instituições de 230 nações. A análise compreendeu dados de 2017 a 2021, de instituições com mais de duas mil publicações no período. A metodologia considerou diversos indicadores bibliométricos por categoria, norteada pelo manual Research Metrics Guidebook.

As categorias do Prêmio CAPES-Elsevier 2022 foram:
∙ 1. Impacto da colaboração internacional;
∙ 2. Colaboração universidade-empresa;
∙ 3. Crescimento da produção científica;
∙ 4. Produção científica de maior impacto;
∙ 5. Contribuição para a pesquisa de Covid-19; e
∙ 6. Produção científica citada em políticas públicas.

A UFABC foi premiada nas seguintes categorias: impacto da colaboração internacional, colaboração universidade-empresa e produção científica de maior impacto.

Para o Prof. Dr. Dalmo Mandelli, Assessor de Relações Internacionais da UFABC, os prêmios refletem o elevado índice de internacionalização da UFABC, com reflexo direto nas pesquisas e publicações. “Proporcionalmente, somos a universidade brasileira com o maior número de artigos científicos publicados em parceria com universidades de outros países -  cerca de 55%.! Esse número tem relação direta com a formação de nosso corpo docente, que já ingressou na instituição com experiência em colaborações internacionais, visto que a maioria dele realizou sua pós-graduação nas melhores universidades de São Paulo, e foi orientada por pesquisadores que já tinham essa experiência de parcerias com universidades estrangeiras”, afirma.

De acordo com o Prof. Dr. Charles Morphy Dias dos Santos, Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFABC, o reconhecimento recebido no Prêmio CAPES-Elsevier 2022 reforça o compromisso da Universidade com o conhecimento de fronteira, de ponta e com impacto internacional, bem como com a colaboração entre a universidade e o setor produtivo. E conclui: “O resultado desse prêmio, juntamente com o da avaliação quadrienal dos nossos programas de pós-graduação referente ao quadriênio 2017-2020, comprova que o investimento da UFABC na pesquisa e pós-graduação, tanto da parte dos docentes e discentes quanto da gestão, permite-nos percorrer um sólido caminho em direção a transformar nossa Universidade em referência internacional na ciência e inovação".

Sobre a CAPES e a Editora Elsevier

A CAPES é uma Fundação do Ministério da Educação, responsável pelo sistema de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil. A CAPES fomenta, avalia e regula a pós-graduação no país, estabelecendo critérios que norteiam as instituições de ensino e pesquisa na busca por um padrão de excelência. Em 2007, passou a atuar, também, na formação de professores da educação básica.

A Elsevier foi fundada em 1880, e evoluiu de uma pequena editora holandesa, dedicada a publicações acadêmicas clássicas, para uma companhia internacional de publicações multimídia, que oferece mais de 20 mil produtos para as comunidades da área de educação, ciências e saúde de todo o mundo. Atualmente, oferece soluções digitais como ScienceDirect, Scopus, SciVal, ClinicalKey e Sherpath.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC

Marcador(es):