Página inicial > Notícias > UFABC está entre as melhores universidades do mundo, aponta ranking CWUR

UFABC está entre as melhores universidades do mundo, aponta ranking CWUR

Publicado: Segunda, 13 de Mai de 2024, 10h00

O novo ciclo de avaliação do ranking CWUR (Center for World University Rankings), indicou que, no contexto global de instituições de ensino superior avaliadas, a UFABC ocupa a 1074ª posição. Este resultado coloca a Federal do ABC entre as melhores universidades do mundo, representando apenas 5,2% do total de participantes, destacando a excelência acadêmica e a qualidade da pesquisa realizada na instituição. Ao todo, foram avaliadas 20.966 instituições do mundo.

A classificação do CWUR leva em consideração diversos indicadores objetivos, incluindo educação, empregabilidade, corpo docente e pesquisa. A Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da UFABC destacou que a excelência acadêmica, medida pelo sucesso dos egressos em suas carreiras (com peso de 25%) e no campo da pesquisa (40%), são fatores que contribuíram significativamente para a posição da Universidade no ranking. Além disso, o reconhecimento internacional do corpo docente da UFABC (10%) também é um indicador quanto ao compromisso da instituição com a qualidade do ensino e da pesquisa.

Para a ARI, a posição de destaque da UFABC, tanto em âmbito regional quanto nacional, demonstra que a Universidade tem alcançado sucesso na oferta de ensino de excelência e na formação qualificada de profissionais para o mercado de trabalho. No contexto regional, a UFABC se destaca como a 40ª melhor universidade da América Latina e do Caribe, enquanto nacionalmente alcança a 25ª posição.

Os dados completos do ranking estão disponíveis na página do CWUR - World University Rankings 2024

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC