Página inicial > Notícias > UFABC está entre as melhores universidades do país e da América Latina, aponta Ranking THE Latin America 2021

Publicado: Quinta, 15 de Julho de 2021, 14h44

A UFABC classificou-se na 32ª posição do Latin America University Rankings 2021, publicado na última terça-feira, 13 de julho, pela Instituição britânica Times Higher Education (THE), que classificou 177 Universidades latino americanas. A UFABC subiu duas posições em relação à edição do ano passado e novamente se destacou em percepção internacional, indicador no qual aparece na 4ª posição.

Dentre as 67 universidades brasileiras ranqueadas, seis (6) a mais do que no ano passado, a UFABC manteve seu desempenho e é a 20ª melhor Universidade do país, de acordo com a metodologia utilizada pelo THE, que utiliza os mesmos indicadores do ranking global, adaptados para refletir as características das universidades latino americanas de forma equilibrada.

Os indicadores analisados são ensino (36%), pesquisa (34%), citação (20%), percepção internacional (7,5%) e receita de indústria (2,5%). Os dados foram obtidos pelo THE por meio de informações submetidas pelas próprias universidades, além das extraídas de fontes externas, como do banco de dados Scopus da Elsevier e pesquisas de reputação para os indicadores de ensino e pesquisa.

O resultado da UFABC no quesito percepção internacional - que analisa a proporção de alunos e docentes internacionais, além das colaborações internacionais - reforça o empenho da Universidade em avançar com ações voltadas à internacionalização, apesar dos novos desafios causados pela pandemia do novo coronavírus.

Para a Reitoria da UFABC, esse excelente resultado reflete o alto nível, ao longo dos 15 anos de suas atividades, que as áreas da Universidade demonstram no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, assim como a qualidade na sistematização das informações institucionais que fundamentam os rankings acadêmicos nacionais e internacionais.

Confira os resultados do ranking THE Latin America 2021.