Página inicial > Notícias > UFABC ocupa 3ª posição entre as universidades do Brasil no ranking THE Impact

UFABC ocupa 3ª posição entre as universidades do Brasil no ranking THE Impact

Publicado: Quarta, 21 de Abril de 2021, 12h14

Universidade é destaque nos quesitos ‘relações com a sociedade’ e ‘meio ambiente’

A instituição britânica Times Higher Education (THE), mundialmente conhecida por elaborar rankings de universidades, divulgou nesta quarta-feira, 21 de abril, o THE Impact Ranking, que utiliza métricas de desempenho global para avaliar a contribuição das universidades em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

A UFABC permanece entre as 300 universidades mais bem colocadas do ranking sendo que, no âmbito nacional, ocupa a 3ª posição entre as brasileiras e é também a 2ª colocada entre as universidades federais. Ressalta-se que, além das universidades avaliadas na última edição, o novo ranking classificou 350 novas instituições

Olhando especificamente para os ODS, observa-se que a UFABC é destaque nos quesitos “Energia Limpa e Acessível”, “Comunidades e Cidades Sustentáveis” e “Parceria e meios de implementação” (ODS 7, 11 e 17 do ranking, respectivamente.) Neste último, a UFABC garantiu a melhor classificação entre todos os ODS (76,1 de 100).

O quesito “Parceria e meios de implementação” é o único de preenchimento obrigatório no ranking e analisa como as universidades apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo a colaboração com outros órgãos e promoção de melhores práticas na divulgação de dados institucionais.

De acordo com o Assessor de Relações Internacionais da UFABC, Dalmo Mandelli, “a boa avaliação da UFABC nesse quesito é reflexo da constante interlocução da Universidade com órgãos públicos locais, como prefeituras e o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, das parcerias firmadas com empresas, dos acordos firmados com outros países e da postura da Universidade em relação à disponibilização periódica de suas informações institucionais”.

A metodologia do ranking, que baseou-se nas ações e dados de 2019, considera os indicadores Pesquisa, Educação e Políticas para medir a contribuição dos objetivos específicos de cada ODS. As universidades são classificadas com base nos três ODS de melhor desempenho, além do ODS 17, que como explicado acima, é de envio obrigatório.

Mandelli complementa ainda que “a posição da UFABC no THE Impact é fruto das ações institucionais transversais focadas na sociedade e no meio ambiente e reflete o compromisso da Universidade com o país e com a região do ABC”.

Acesse o Ranking THE Impact na íntegra e saiba mais sobre a metodologia.

Universidade Federal do ABC