Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > UFABC ocupa 3ª posição entre as universidades do Brasil no ranking THE Impact
Início do conteúdo da página

UFABC ocupa 3ª posição entre as universidades do Brasil no ranking THE Impact

Publicado: Quarta, 21 de Abril de 2021, 12h14

Universidade é destaque nos quesitos ‘relações com a sociedade’ e ‘meio ambiente’

A instituição britânica Times Higher Education (THE), mundialmente conhecida por elaborar rankings de universidades, divulgou nesta quarta-feira, 21 de abril, o THE Impact Ranking, que utiliza métricas de desempenho global para avaliar a contribuição das universidades em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

A UFABC permanece entre as 300 universidades mais bem colocadas do ranking sendo que, no âmbito nacional, ocupa a 3ª posição entre as brasileiras e é também a 2ª colocada entre as universidades federais. Ressalta-se que, além das universidades avaliadas na última edição, o novo ranking classificou 350 novas instituições

Olhando especificamente para os ODS, observa-se que a UFABC é destaque nos quesitos “Energia Limpa e Acessível”, “Comunidades e Cidades Sustentáveis” e “Parceria e meios de implementação” (ODS 7, 11 e 17 do ranking, respectivamente.) Neste último, a UFABC garantiu a melhor classificação entre todos os ODS (76,1 de 100).

O quesito “Parceria e meios de implementação” é o único de preenchimento obrigatório no ranking e analisa como as universidades apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo a colaboração com outros órgãos e promoção de melhores práticas na divulgação de dados institucionais.

De acordo com o Assessor de Relações Internacionais da UFABC, Dalmo Mandelli, “a boa avaliação da UFABC nesse quesito é reflexo da constante interlocução da Universidade com órgãos públicos locais, como prefeituras e o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, das parcerias firmadas com empresas, dos acordos firmados com outros países e da postura da Universidade em relação à disponibilização periódica de suas informações institucionais”.

A metodologia do ranking, que baseou-se nas ações e dados de 2019, considera os indicadores Pesquisa, Educação e Políticas para medir a contribuição dos objetivos específicos de cada ODS. As universidades são classificadas com base nos três ODS de melhor desempenho, além do ODS 17, que como explicado acima, é de envio obrigatório.

Mandelli complementa ainda que “a posição da UFABC no THE Impact é fruto das ações institucionais transversais focadas na sociedade e no meio ambiente e reflete o compromisso da Universidade com o país e com a região do ABC”.

Acesse o Ranking THE Impact na íntegra e saiba mais sobre a metodologia.


Assessoria de Comunicação e Imprensa
Universidade Federal do ABC

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página