Página inicial > Notícias > UFABC oferece mais de 500 vagas para cursos gratuitos de Mestrado e Doutorado

UFABC oferece mais de 500 vagas para cursos gratuitos de Mestrado e Doutorado

Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 15h44

A Universidade Federal do ABC (UFABC) anuncia as inscrições para diversos cursos de Mestrado e Doutorado nos Programas de Pós-Graduação. São oferecidas mais de 500 vagas em 14 cursos, abrangendo alunos regulares, alunos especiais, ingresso via fluxo contínuo e bolsistas de agências de fomento. Em sua maioria, os processos seletivos são para ingresso no 3º quadrimestre de 2023.

Entre os programas de pós-graduação com inscrições abertas estão:

• Biossistemas
  • Biotecnociência
  • Ciência da Computação
  • Ciência e Tecnologia Ambiental
  • Ciência e Tecnologia/Química
  • Economia Política Mundial
  • Energia
  • Engenharia Biomédica
  • Engenharia da Informação
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Mecânica
  • Evolução e Diversidade
  • Física
  • Matemática

Os programas de pós-graduação da UFABC são gratuitos e possuem um caráter interdisciplinar, permitindo a conexão entre diversas áreas do conhecimento. O corpo docente é composto exclusivamente por professores doutores, renomados pesquisadores com publicações científicas de relevância tanto no âmbito nacional quanto internacional. Todos os programas são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A UFABC oferece uma excelente oportunidade para os interessados em aprimorar seus conhecimentos e desenvolver pesquisas avançadas em suas áreas de interesse.

As inscrições podem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFABC. Na página Processos Seletivos - Stricto Sensu, do SIGAA UFABC, é possível visualizar as informações de cada processo, como o curso a que se refere, o período de inscrição, os arquivos associados - como editais e manuais - e as instruções para os candidatos.

É importante ressaltar que o calendário está sujeito a alterações. Portanto, é recomendado acompanhar as publicações relacionadas a cada processo seletivo.

Mais informações:

Novos cursos de Doutorado

Recentemente, a UFABC obteve a aprovação de três novos cursos de doutorado pela Capes - Economia, Engenharia Biomédica e Ciência e Tecnologia Ambiental. Todos foram aprovados com a nota 4. A UFABC contabiliza agora 20 programas de pós-graduação com mestrado e doutorado. Saiba mais sobre esta aprovação.