Página inicial > Notícias > UFABC se mantém entre as melhores universidades do Brasil em Rankings internacionais, com destaque em indicadores de Pesquisa

Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2022, 18h30

World University Ranking (WUR) 2023, da Times Higher Education (THE) e QS Latin América 2023, publicado pela Quacquarelli Symonds (QS), apontam qualidade da pesquisa produzida pela Universidade Federal do ABC.

A UFABC é a 7ª melhor universidade federal do Brasil de acordo com o World University Ranking (WUR) 2023, publicado na última quarta-feira, 12/10, pela instituição britânica Times Higher Education (THE), que é mundialmente conhecida por elaborar rankings de universidades. Neste ranking, a UFABC ocupa a 13ª posição geral entre as 73 universidades brasileiras que o figuram.

Além de se manter, desde a edição de 2017, entre as quatro melhores no indicador “Percepção Internacional”, a UFABC também se destacou no quesito “Citações”, classificando-se na 14ª posição entre as universidades brasileiras. A metodologia do THE WUR utiliza 13 indicadores de desempenho que medem a atuação das Instituições nas áreas do ensino (30%), pesquisa (30%), citações (30%), receita de indústrias (2,5%) e percepção internacional (7,5%).

O THE WUR é elaborado com informações fornecidas pelas próprias universidades, e por dados extraídos de fontes externas, como, por exemplo, a base de dados bibliométricos dos últimos cinco anos da Elsevier, que examinou mais de 121 milhões de citações de 15,5 milhões de artigos de periódicos, resenhas de artigos, anais de conferências, livros e capítulos de livros publicados.

A UFABC se destacou também na última edição do QS Latin América 2023, publicada no final de setembro de 2022, classificando-se na 25ª posição entre as universidades brasileiras. Assim como no Ranking do THE, a UFABC se destacou em indicadores do Ranking QS que estão relacionados à pesquisa, são eles: citação por artigo e artigos por pesquisador, obtendo a 8ª e a 12ª posição, respectivamente, a nível Brasil.

Além dos indicadores de pesquisa, a metodologia do Ranking QS Latin America, que em 2022 analisou 428 universidades - sendo 98 delas brasileiras, é composta por indicadores de “reputação acadêmica e com empregadores”, “proporção entre docente e alunos”, e “impacto na internet”, com o objetivo de analisar o posicionamento acadêmico global, a produtividade e o impacto em pesquisa, a empregabilidade e os esforços em internacionalização das instituições de ensino superior.

Assessoria de Relações Internacionais / Assessoria de Comunicação e Imprensa