Página inicial > Notícias > UFABC sobe três posições no Ranking QS das melhores universidades da América Latina e do Caribe

Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2023, 16h34

A Universidade Federal do ABC se destacou novamente no Ranking QS Latin América, que avalia mais de 400 instituições de ensino da América Latina. Na edição desse ano, publicada em setembro de 2023, a Universidade subiu três posições em relação à edição anterior, passando da 98ª para a 95ª posição entre todas as universidades avaliadas.

A metodologia do ranking avalia cinco indicadores básicos, são eles: impacto e produtividade da pesquisa, compromisso docente, empregabilidade, impacto online e internacionalização. Dentro desses indicadores, são analisados os seguintes critérios: reputação Acadêmica, Reputação do Empregador, Proporção do Corpo Docente por Aluno, Docentes com PhD, Rede de pesquisa internacional, Citações por artigo, Artigos por docente e Impacto na Web.

A UFABC se destacou em indicadores do Ranking QS que estão relacionados à pesquisa, ocupando a 11ª posição, dentre 430 participantes, no critério “Artigos por docentes”, com a nota 97,3, sendo 100 a nota máxima. Este indicador busca determinar o número médio de publicações científicas (artigos) produzidas e avalia a produtividade em pesquisa das instituições de ensino. Além disso, no indicador “Docentes com PHD”, a UFABC conquistou a nota máxima, o que também contribuiu para o excelente resultado.

Detalhes sobre a metodologia desse ranking estão disponíveis em https://www.topuniversities.com/latin-america-rankings/methodology.

Marcador(es):