Página inicial > Notícias > UFABC conquista posição de destaque em prestigioso ranking de universidades da América Latina

Publicado: Quinta, 06 de Julho de 2023, 17h29

A Universidade Federal do ABC (UFABC) foi classificada como a 18ª melhor universidade da América Latina, de acordo com o Times Higher Education Latin America University Ranking 2023, um dos mais respeitados no mundo. O ranking, divulgado no último dia 4 de julho, avaliou 197 instituições de ensino superior da América Latina e Caribe, destacando-se o Brasil como o país mais representado na lista, com 65 instituições, sendo que 14 delas figuram no top 20. Em comparação com a edição anterior, a UFABC avançou quatro posições na classificação geral e duas posições no âmbito nacional, consolidando-se como a 13ª melhor universidade do país e a 8ª melhor entre as federais.

A metodologia de classificação é fundamentada nos mesmos 13 indicadores de desempenho utilizados pelo THE World University Rankings, porém com ajustes para refletir as características específicas das universidades latino-americanas. São avaliadas as principais missões das instituições, como ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e internacionalização.

No ranking, a UFABC se destaca especialmente no indicador de Pesquisa (Research), alcançando a pontuação de 88,5/100. Esse resultado reflete a reputação acadêmica, a produtividade e o financiamento, evidenciando a excelência das pesquisas desenvolvidas pela instituição.

Rankings Universitários e o PDI

De acordo com o atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), “A verdadeira função dos rankings é ilustrar o perfil de universidades excelentes e indicar onde cada uma pode melhorar. A UFABC pode e deve usar os rankings e as avaliações como ferramentas na busca da excelência, mas sem abrir mão, nessa busca, da sua individualidade e de seu perfil único, que a diferencia de outras universidades nacionais e internacionais”.

A Universidade está na fase final da coleta de contribuições e sugestões para integrar o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFABC para o período de 2024 a 2033. O prazo termina dia 09 de julho de 2023. Acesse e contribua com a elaboração deste importante documento.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - ACI UFABC / Assessoria de Relações Internacionais - ARI UFABC

Marcador(es):