Página inicial > Notícias > Observatório da UFABC participa de evento voltado à diplomacia de cidades industriais

Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 14h41

O OPEB (Observatório de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil) da UFABC co-organizou e apoiou o Seminário de Internacionalização para Cidades Médias Industriais Paulistas, intitulado “Diplomacia das Cidades” nos últimos dias 7 e 8 de dezembro. Promovido pelo Escritório de Representação em São Paulo (Eresp) do Itamaraty e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o evento capacitou representantes das localidades para desempenhar papel ativo nas relações internacionais.

Durante os dois dias do seminário, prefeitos, presidentes de câmaras municipais, vereadores e assessores municipais foram orientados a buscar cooperação técnica e financiamento internacionais. A organização selecionou para participar municípios com os maiores PIBs de São Paulo que ainda não possuem estruturas dedicadas às relações internacionais - assessorias, coordenadorias ou secretarias.

O professor da UFABC Gilberto Rodrigues recebeu convite para co-organizar o evento devido à sua experiência e longa pesquisa sobre o tema da paradiplomacia. “Incluímos o OPEB, do qual sou membro, para possibilitar a participação de um grupo de alunos e alunas selecionado para apoiar essa atividade”.

O Observatório selecionou, por edital, sete alunos para participar da atividade e contou com uma aluna da Pós em Relações Internacionais da UFABC, Luiza Fernandes, para apoiar a Coordenação. Depois da seleção, workshop com a presença da diplomata Mariana Lobato os capacitou. “Sob minha coordenação, os estudantes apoiaram diversas ações de interação com representantes dos municípios e colaboraram para que eles elaborassem esboço de um plano de internacionalização municipal”, afirmou Rodrigues.

O professor considera muito importante que os municípios tenham uma área específica no Executivo e Legislativo para cuidar das relações internacionais. “Isso gera muitas oportunidades para o desenvolvimento local e para a inserção da cidade no exterior, com grande potencial para fomentar a cooperação internacional, melhorar e aperfeiçoar a economia e a qualidade de vida, incluindo a implementação dos ODS (Agenda 2030)”, salientou.

“Tanto o OPEB quanto o Eresp avaliamos que o evento atingiu o seu objetivo e recebemos um retorno inicial muito positivo. As cidades ainda vão nos devolver a avaliação, quando então teremos uma ideia mais precisa sobre o resultado do que realizamos a partir da visão dos participantes”, disse Rodrigues.

O OPEB é um projeto de extensão e de pesquisa da UFABC, registrado na Proec e na Propes, atualmente coordenado pelo professor Flávio Rocha. Criado em 2019 e coordenado de forma rotativa pelos docentes de Relações Internacionais, publica uma newsletter quinzenal e colabora com artigos e entrevistas para a imprensa. Produziu quatro livros (2019, 2020, 2021, 2022) e edita agora o quinto. Entre 2019 e 2022, contou com o apoio da Fundação Friedrich Ebert (FES). Realizou vários eventos virtuais e presenciais e organizou duas edições de um curso de extensão sobre política externa brasileira. Em 2024, atuará internacionalmente como um dos think tanks no âmbito do T20, grupo de entidades acadêmicas brasileiras que apoiará a presidência brasileira do G20, uma das prioridades da política externa do Brasil em 2024.

Ao término do evento, o Observatório recebeu um novo convite do Eresp e da Presidência da Comissão de Relações Internacionais da Alesp para continuar os planos de internacionalização iniciados com as cidades.  A proposta contempla uma atividade de mentoria de dois meses em 2024, em que a mesma equipe do OPEB atenderá virtualmente os municípios para fazer avançar o que foi planejado anteriormente. “Será uma forma de consolidar as lições e experiências do curso da diplomacia das cidades, com potencial de deixar um legado mais concreto para os municípios”, afirmou Rodrigues.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI UFABC)

Marcador(es):