Página inicial > Notícias > UFABC sobe cinco posições no ranking mundial Times Higher Education

UFABC sobe cinco posições no ranking mundial Times Higher Education

Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 09h49

Divulgado no dia 1 de setembro de 2021, o ranking mundial da empresa britânica Times Higher Education classificou a Universidade Federal do ABC (UFABC) como a 11ª colocada entre as universidades brasileiras, com destaque para a categoria Percepção Internacional. Na edição anterior nossa Universidade classificou-se em 16° lugar, entre as nacionais.

Utilizando os dados de 2019 submetidos pela UFABC e por meio de coletas independentes auditadas externamente, as métricas são divididas em cinco pilares que avaliam: o ambiente de aprendizagem (Teaching - 30%); o volume, verbas e reputação em pesquisa (Research - 30%); a influência da pesquisa (Citations - 30%); a transferência do conhecimento (Industry Income - 2,5%); os membros internacionais da comunidade acadêmica e colaborações internacionais (International Outlook - 7,5%).

A UFABC obteve seus três melhores escores em:

• porcentagem de docentes internacionais - International Outlook: 11% dos docentes da UFABC são internacionais. A estratégia de internacionalização em casa e internacionalização do currículo e ensino, além de estar prevista no Plano Institucional de Internacionalização 2018-2023 da UFABC, destaca-se pela publicação de editais de contratação docente em inglês com publicidade internacional, e pela possibilidade de realizar o processo seletivo também em inglês.
  • taxa de títulos de doutorado por bacharelado concedidos - Teaching: os esforços da Pós-Graduação em estabelecer programas de excelência e atrativos para a comunidade externa e interna, além da maturidade esperada dos programas estabelecidos no início da universidade, impulsionaram o crescimento de 181% na quantidade de títulos de doutorado concedidos nos últimos 6 anos.
  • co-autoria internacional - International Outlook: a proporção do total de publicações relevantes de pesquisadores da UFABC com pelo menos um co-autor internacional é expressiva também em outros rankings, como o Nature Index ou o levantamento de 2019 da Revista Pesquisa FAPESP sobre publicações científicas e colaborações internacionais.

Nesta edição de 2022 foram ranqueadas 2112 instituições do mundo. A UFABC figura na banda entre as 1001 e 1200 mais bem classificadas.