Página inicial > Notícias > Universidade promove cursos de Gestão por Processos para aprimoramento institucional

Publicado: Terça, 04 de Julho de 2023, 14h59

A parceria entre o projeto Café com Processos e a Divisão de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoal (DCDP) da Superintendência de Gestão de Pessoas (SUGEPE) resultou na conclusão da primeira turma do curso de Gestão por Processos para Gestores, na Universidade Federal do ABC (UFABC). Com uma carga horária de 5 horas, os encontros ocorreram nos dias 12 e 19 de junho e contaram com a participação de dirigentes de diversas áreas da UFABC, como Reitoria, Superintendência de Obras, Ouvidoria, Auditoria, NETEL, INOVA, PROGRAD, PROAD, PROPLADI, Secretaria Geral, CECS, Biblioteca, SUGEPE e PROAP.

O objetivo da capacitação foi introduzir aos dirigentes e coordenações a importância e os benefícios da aplicação da Gestão por Processos, além de fortalecer a conexão entre as unidades administrativas, permitindo a observação da cadeia de ações necessárias para o desenvolvimento da Gestão por Processos tanto dentro de cada área quanto entre elas. Durante o curso, foram apresentadas a metodologia desenvolvida na UFABC para a aplicação da Gestão por Processos, as possíveis origens de processos e uma visão sistêmica de como incentivar e promover essa abordagem nas unidades administrativas, com o apoio das equipes. O objetivo final era impulsionar o desenvolvimento da maturidade institucional em Gestão por Processos.

Durante as aulas, estratégias de implantação foram discutidas, abrangendo a identificação da origem dos processos, a fundamentação estratégica, o método de implementação, a construção de portfólio, a avaliação da maturidade e os indicadores de processos. Essas discussões proporcionaram uma ampla reflexão sobre o papel da gestão por processos no desenvolvimento e aprimoramento institucional da UFABC.

Segundo Silas Leite, Ouvidor da UFABC, "Para nós, é muito importante aprofundar o conhecimento na Gestão por Processos e perceber suas vantagens; não se trata de apenas ter os processos de nossas áreas mapeados, mas, a partir disso, garantir padrões na prestação de serviços e aprimorar a articulação entre setores e com os usuários, em outras palavras, otimizando o trabalho administrativo na UFABC. Espero que tenhamos cada vez mais práticas nesse sentido na Universidade".

Além disso, também foi realizada a Turma 2 do curso de Gestão por Processos - do Básico ao Avançado, com uma carga horária de 24 horas. O curso ocorreu entre 10 de maio e 5 de julho e teve como foco a operacionalização dos processos na gestão, desde o mapeamento inicial até a gestão de indicadores e portfólio.

Café com Processos

O Café com Processos trata-se de uma iniciativa de servidores de diversas áreas da instituição, que tem se reunido periodicamente, para pensar na Gestão de Processos na Universidade.

O objetivo do grupo é realizar discussões e troca de conhecimento sobre gestão de processos, conhecer as iniciativas similares nos diversos setores da UFABC e reunir pessoas que se identifiquem com o tema e, em adição, mapear processos na instituição para melhorá-los, desburocratizá-los e padronizá-los.

Mais informações no site: processos.ufabc.edu.br

Texto: Equipe Gestão por Processos UFABC / Adaptação: Assessoria de Comunicação e Imprensa - ACI UFABC.

Marcador(es):