Página inicial > Notícias > Webinário sobre autonomia Universitária celebra o dia dos professores

Webinário sobre autonomia Universitária celebra o dia dos professores

Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2020, 16h05

Em Webinário promovido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pela Universidade Federal do ABC (UFABC) na quinta-feira (15/10), data em que se celebra o Dia do Professor,  a reitora Soraya Smaili (Unifesp) e o reitor Dácio Matheus (UFABC) moderaram o debate “Universidade e Autonomia: da Constituição à eleição pela comunidade”.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Unifesp no YouTube e contou com falas de Marco Antonio Rodrigues Dias (Professor titular aposentado e ex-vice-reitor da UnB), Pietro de Jesús Lora Alarcón (Docente da Faculdade de Direito na PUC/SP e do Centro Universitário de Bauru - CEUB/ITE), Renan Honório Quinalha (professor da Eppen/Unifesp e membro do CAAF/Unifesp) e Iago Montalvão (Presidente da UNE - mandato 2019-2021 e estudante de Economia da FEA/USP).

Durante a transmissão, por meio de interação no chat, os espectadores agradeceram pela iniciativa das instituições em promover o evento, enalteceram os apontamentos de cada um dos convidados e ressaltaram a relevância do debate, que teve como destaque a discussão sobre os aspectos jurídicos, a democracia e a autonomia universitária no contexto atual.

Ao final do debate os moderadores enfatizaram a importância da organização conjunta de discussões dessa natureza, agradeceram aos convidados e ao público e pontuaram suas considerações finais. De acordo com a reitora Soraya Smaili, mesmo diante de uma pandemia, as universidades federais e seus hospitais universitários demonstraram sua importância para a sociedade, mais um motivo pelo qual se justifica a luta pela autonomia. "Estamos em um momento de muita superação, inclusive nessa questão da nossa autonomia que é uma luta e uma busca incessante, permanente há tantas décadas e que neste momento se coloca novamente. Esperamos conquistar mais um passo nesse momento em que sabemos que temos uma votação importante junto ao Supremo", completou.

O reitor Dácio Matheus reiterou seus votos de parabenização às professoras e professores pela data celebrada e destacou que os educadores e educadoras possuem primordial papel na “construção de um país constitucionalmente soberano, democrático e onde as nossas instituições tenham um papel fundamental no exercício da democracia e da autonomia acadêmica.”

O debate está disponível na íntegra no canal da Unifesp no YouTube. Assista em: https://youtu.be/NCynTZIp_DM.

Acesse também material "Autonomia: Estado deve respeitar e fazer respeitar a autonomia" disponibilizado pelo professor Marco Antônio Dias

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC
Departamento de Comunicação Institucional da Unifesp