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Página inicial > Servidor > Portal do Servidor > Acesso aos Sistemas Governamentais: SOUGOV e SIGEPE > Acesso aos sistemas de gestão de pessoas mantidos pelo Governo Federal: PARTE II (SIGEPE)
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Acesso aos sistemas de gestão de pessoas mantidos pelo Governo Federal: PARTE II (SIGEPE)

 Apresentação

Este manual trata do acesso ao SIGEPE (Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal), no qual servidores ativos, aposentados e pensionistas podem acessar, consultar ou requerer alguns dados pessoais e financeiros junto à área de gestão de pessoas.

Caso esteja procurando informações a respeito do SIGEPE, está no lugar certo! Por outro lado, caso queira entender a diferença entre o uso do SIGEPE e SOUGOV, ou mesmo esteja procurando detalhes do sistema SOUGOV, consulte os demais procedimentos a respeito:

 


Índice


1. Definição
2. A quem se plica
3. Requisitos Básicos
4. Fluxo
  4.1. Como acessar o Sigepe Servidor e Pensionista com CPF e Senha?
  4.2. Esqueci minha senha de acesso ao Sigepe Servidor e Pensionista. Como proceder?
  4.3. Não tenho a senha de acesso ao Sigepe Servidor e Pensionista. Como proceder?
  4.4. Minha senha de acesso ao Sigepe está bloqueada. Como faço para efetuar o desbloqueio?
  4.5. Como alterar minha senha?
  4.6. Como acessar o Módulo de Requerimentos no SIGEPE?
5. Informações Importantes
6. Área Responsável


 

Definição

Acesso ao Portal de Serviços desenvolvido pelo Governo Federal para que servidores ativos, aposentados e pensionistas acessem seus dados pessoais e financeiros e dessa forma acompanhem a sua vida funcional.

 

  • O SIGEPE está sendo substituido gradativamente pelo SOUGOV.
  • Assim que cada serviço do SIGEPE é migrado para o SOUGOV, altera-se a plataforma e forma de solicitação. Por consequência, o serviço também deixa de ser oferecido no SIGEPE, passando apenas a ser tratado no novo sistema.
  • O SIGEPE descontinou o uso do Aplicativo "SIGEPE Mobile" em 2021, sendo possível apenas o uso pela versão 'web' (via browser).

 

A quem se aplica?

  • Docentes efetivos

  • Técnicos administrativos efetivos

  • Contratos Temporários (Professores Visitantes e Técnico Administrativos)

  • Pensionistas

Requisitos Básicos

  • Ser servidor ativo, aposentado ou pensionista.

 Fluxo

  •  A seguir, algumas funcionalidades do sistema SIGEPE:

 

1. Como acessar o Sigepe Servidor e Pensionista com CPF e Senha?

img1

  • Passo 3: Digitar suas credencias (CPF e Senha) ou entrar com Certificado Digital (caso possua).

sigepe 02

  • Passo 4: Clicar em "Acessar"

 

 2. Esqueci minha senha de acesso ao Sigepe Servidor e Pensionista. Como proceder?

sigepe 01 01

  • Passo 3: Selecionar a opção "Esqueci minha senha"

sigepe 01 01 01

  • Passo 4: Seguir as instruções descritas na tela

 

 3. Não tenho a senha de acesso ao Sigepe Servidor e Pensionista. Como proceder?

  • Para acessar o Sigepe Servidor e Pensionista você deverá utilizar a senha cadastrada no Sigac - Sistema de Gestão de Acesso.

  • Para criar uma senha no Sigac, clique aqui

 

 4. Minha senha de acesso ao Sigepe está bloqueada. Como faço para efetuar o desbloqueio?

  • A solicitação de desbloqueio de senha do SIGEPE ocorrerá TEMPORARIAMENTE por meio de solicitação ao e-mail da Divisão de Acompanhamento Funcional - DAF: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • A DAF somente aceitará solicitações provenientes de endereços de e-mail institucionais, não sendo aceitas solicitações enviadas por meio de contas de e-mail pessoais.
  • Após o desbloqueio, o servidor deverá aguardar o envio de um e-mail automático - via SIGEPE - o qual trará os procedimentos a serem realizados.
  • Havendo necessidade, a Superintendência de Gestão de Pessoas também poderá alterar o e-mail alternativo de cadastro do servidor no SIGEPE (haja vista que o desbloqueio utilizará este endereço eletrônico para envio das informações de novo acesso). Para tanto, o servidor também poderá solicitar a alteração do e-mail alternativo junto ao SIGEPE TEMPORARIAMENTE por meio de solicitação ao e-mail da Divisão de Acompanhamento Funcional - DAF: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

ATENÇÃO: 

O SIGEPE é um sistema operacionalizado pelo Governo Federal. A Superintendência de Gestão de Pessoas possui apenas a habilitação para desbloqueio de senha, sendo assim, não é possível que esta configure ou edite qualquer outro dado de acesso. Não é possível, por exemplo, que a SUGEPE crie uma nova senha ou edite as perguntas de segurança.

Os pedidos (desbloqueio de senha/ atualização de e-mail alterativo) deverão ser solicitados EXCLUSIVAMENTE pelo servidor titular do referido acesso e não serão atendidos pedidos a terceiros ou por meio de e-mails pessoais.

 

 5. Como alterar minha senha?

sigepe novo

  • Passo 3: Selecionar a opção "Atualizar Senha"

sigepe atualizar

 

6. Como acessar o Módulo de Requerimentos no SIGEPE?

 

Informações Importantes

  • Sempre manter o e-mail alternativo cadastrado no SIGEPE atualizado, pois é por meio dele que se dará o processo de recuperação de senha.

Área responsável

  • O SIGEPE é um sistema externo, administrado pelo Ministério da Economia. Caso haja dúvidas técnicas, o servidor/pensionista deverá entrar em contato com o Órgão via Central SIPEC: https://www.gov.br/servidor/pt-br/canais_atendimento/central-sipec 
  • Dúvidas em relação ao desbloqueio de senha, alteração de e-mail alternativo ou primeiro acesso poderão ser direcionadas à SUGEPE/DAF – Divisão de Acompanhamento Funcional pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Atualizado em: 17/03/2022

Registrado em: Acesso aos Sistemas Governamentais: SOUGOV e SIGEPE
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