Página inicial > Notícias > ConsUni aprova e Universidade terá curso de licenciatura em História

ConsUni aprova e Universidade terá curso de licenciatura em História

Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2023, 16h19

A UFABC aprovou, no dia 30 de maio, a criação da licenciatura em História. A UFABC conta agora com dois cursos de formação específica vinculados à licenciatura em Ciências Humanas da Universidade (o outro é o de Filosofia). A decisão ocorreu em sessão do Conselho Universitário (ConsUni) por meio de ato decisório. A licenciatura em Ciências Humanas habilita os egressos a atuarem nas disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia no Ensino Fundamental II enquanto a licenciatura em História, assim como a licenciatura em Filosofia, acrescenta a essa formação a habilitação para os discentes atuarem no ensino de história no Ensino Médio.

A proposta da nova licenciatura teve como objetivo, de acordo com seus idealizadores, ampliar as possibilidades de formação dos alunos e contribuir com a mudança de panorama no ensino das humanidades no País. O trâmite de criação remonta a 2016, quando o novo curso recebeu a recomendação de comissão julgadora.

“Avalia-se que o curso é absolutamente fundamental para a Universidade, para a região do ABC e principalmente para os discentes da licenciatura em Ciências Humanas, que terão mais uma opção de formação específica”, afirmou a relatora da proposta, Melissa Graciosa, durante a sessão.

A pró-reitora de Graduação, Fernanda Cardoso, diz acreditar que, anteriormente, a criação da licenciatura em Ciências Humanas abriu espaço para expandir as possibilidades de licenciaturas específicas a ela vinculadas. “A aprovação do curso de licenciatura em História consolida essa expectativa e permite um avanço na missão da UFABC de formação de professores para a educação básica e outras áreas do conhecimento tão importantes para a formação cidadã e acadêmica”, afirmou.

A professora argumenta que o novo curso vai contribuir ainda mais para a formação de educadores atuarem nas escolas da região do ABC. De acordo com ela, “considerando a dificuldade nacional que temos enfrentado nos últimos anos com respeito à formação de professores, a UFABC, ao viabilizar nova formação específica e incrementar o interesse de permanência na universidade de seus estudantes e atrair novos, pode contribuir com o enfrentamento desse problema tão urgente”.

Para a docente Mariana Sombrio, presidente do Grupo de Trabalho (GT) do COMFOR (Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFABC), a proposta busca promover novos caminhos de ensino e pesquisa na área de história na UFABC. “Será priorizada uma perspectiva decolonial, problematizando os saberes eurocentrados e enfatizando a diversidade de experiências no contexto brasileiro e latino-americano”, afirmou.

Parte das disciplinas de opção limitada da licenciatura em Ciências Humanas se tornará obrigatória na licenciatura em História. Um GT (Grupo de Trabalho) estabelecido pelo Consuni vai trabalhar na proposta do projeto pedagógico do novo curso.

Marcador(es):