Página inicial > Notícias > Contra avanço da Covid-19, UFABC reforça, enfaticamente, uso de máscara e vacinação atualizada para a comunidade universitaria

Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2022, 12h04

Nas últimas semanas, as autoridades epidemiológicas e de saúde pública têm alertado a sociedade acerca de novo aumento no número de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Brasil. No âmbito da UFABC, a Universidade segue testando a comunidade interna, recomendando o uso de máscaras, principalmente em ambientes fechados, e reforçando as medidas de contenção do vírus.

No dia 8 de novembro, diante da detecção de aumento de casos, o Núcleo de Monitoramento e Testagens emitiu informe à comunidade universitária alertando sobre a situação e sobre os cuidados necessários para evitar aumento de circulação do vírus na Universidade. Na semana passada, a Reitoria divulgou um novo informe, ratificando as recomendações do Núcleo e reiterando os protocolos de biossegurança estabelecidos pela instituição. Nesta segunda-feira (21/11), a Universidade, respaldada pelos agentes internos de segurança do trabalho e saúde do servidor, soltou um novo comunicado para trabalhadores(as) e discentes e deve retomar campanhas no sentido de enfatizar as medidas preventivas em relação à disseminação do SARS-Cov-2.

No comunicado enviado nesta segunda-feira a recomendação é explícita: "vimos mais uma vez reforçar a recomendação da utilização de máscaras de proteção facial nos ambientes fechados da UFABC. É de fundamental importância continuarmos a utilizá-la para preservarmos a saúde da nossa comunidade e evitar a disseminação da doença. A máscara protege individual e coletivamente, especialmente neste momento delicado em que os dados mostram novo aumento do número de casos."

Além de abordar a importância do uso das máscaras neste momento de alta de casos, a Universidade reforçou que "diante desse cenário, a indicação é que toda comunidade universitária mantenha o cartão de vacinas contra Covid-19 atualizado, inclusive com a terceira e quarta doses, de acordo com a orientação do calendário vacinal do Ministério da Saúde".

Vale lembrar que a área responsável pela segurança do trabalho na UFABC (SEST/SUGEPE), segue com plantões de distribuição de máscaras do tipo N95/PFF2 para servidoras(es) e estagiários(as) da instituição.

recomendacao uso mascaras novembro thumb redes