Página inicial > Notícias > Convênio permitirá que estudantes da UFABC façam estágio no Consórcio ABC

Convênio permitirá que estudantes da UFABC façam estágio no Consórcio ABC

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 08h23

Objetivo é desenvolver atividades conjuntas para estágio de estudantes da instituição de ensino na entidade regional.

O reitor da UFABC, Dácio Matheus, e o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Mário Reali, assinaram, na terça-feira (11/4), convênio de cooperação para desenvolver atividades conjuntas para estágio de estudantes da instituição de ensino na entidade regional.

O objetivo é promover estágios planejados, executados, acompanhados e avaliados em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares, de forma a complementar o ensino e a aprendizagem dos estudantes.

O reitor da UFABC enfatizou a importância desta iniciativa: "O estágio insere nossos estudantes em processos de transformação social, trabalhando em benefício da região do Grande ABC", afirmou Matheus.

Para o secretário-executivo do Consórcio ABC, as ações a serem desenvolvidas pelo convênio complementam o ensino e a aprendizagem dos estudantes: "O estágio é um instrumento de integração, por meio do treinamento prático, promovendo o aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano", ressaltou Reali.

Projeto do Sistema de Informações Geográficas do Grande ABC

Além disso, na reunião para assinatura do termo de cooperação para estágios entre a UFABC e o Consórcio ABC, os gestores discutiram sobre possibilidades de financiamento e apoio da Universidade para o projeto Sistema de Informações Geográficas do Grande ABC (SIGABC), proposto pelo Grupo Temático GeoInformação, pertencente ao Grupo de Trabalho - GT Planejamento Urbano, do Consórcio ABC.

O projeto tem como objetivo criar uma base de dados geoespaciais para subsidiar análises territoriais e pesquisas na região do Grande ABC, reunindo informações de todos os municípios em uma única base de dados geoespaciais, disponibilizados em um geoportal no formato livre e aberto. A ferramenta poderá ser utilizada para planejamento e gestão dos serviços públicos oferecidos à população, além de possibilitar uma visão ampla e integrada da região.

O Consórcio ABC está elaborando os documentos com diretrizes preliminares para viabilizar a execução da iniciativa, contando com a Universidade para fornecer a infraestrutura de hospedagem para o banco de dados do sistema e auxiliar na criação deste repositório.

Marcador(es):