Página inicial > Notícias > De volta aos campi: UFABC divulga protocolos de biossegurança para aulas presenciais da graduação e da pós-graduação

Publicado: Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 13h33

Desde o dia 25 de outubro, a UFABC está na Fase 1 do seu Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais. Esta fase de retomada já possibilita que os espaços físicos da Universidade sejam novamente ocupados.

Nas últimas semanas, o maior comparecimento da comunidade universitária nos campi já tem ampliado a realização presencial de atividades administrativas e de pesquisa que, durante a fase 0, estavam ocorrendo apenas em modalidade remota. A partir do primeiro quadrimestre de 2022, com a previsão de retomada presencial de algumas atividades didáticas (caso a situação da pandemia permaneça em tendência de arrefecimento), estudantes também estarão mais presentes nos campi e a circulação de pessoas deve aumentar ainda mais na UFABC.

Diante desse quadro de retorno presencial, nesta terça-feira, 7 de dezembro, foi publicada a portaria da Reitoria que orienta a comunidade acadêmica acerca da necessidade de cumprimento dos protocolos de biossegurança para realização dessas atividades didáticas presenciais, tanto na graduação como na pós-graduação.

Além das orientações já vigentes para toda comunidade em relação às necessidades de preenchimento do formulário de registro de comparecimento aos campi, de uso contínuo de máscaras e de álcool gel durante a permanência na Universidade e de realização de testagens semanais, o protocolo para aulas presenciais da graduação e da pós-graduação traz orientações de biossegurança específicas referentes à ocupação dos espaços de ensino e das relações entre docentes e discentes durante a realização das aulas presenciais.

A pró-reitora de graduação da UFABC, professora Fernanda Graziella Cardoso, gravou um vídeo para trazer mais detalhes sobre esse retorno das atividades didáticas. Confira a seguir:

Vídeo: Fase 01 do Plano de Retomada das Atividades Presenciais - Avisos

Mais informações sobre as atividades presenciais na Fase 1, na página: Plano de retomada gradual das atividades presenciais na UFABC - Fase 1.

O protocolo está sujeito a alterações, a depender das orientações e informações da SEST, ProAP, Núcleo de Monitoramento Testagem, CISSP e Comitê de Planejamento de Ações de Gestão no Combate ao Coronavírus. O protocolo foi atualizado em 03 de março de 2022.

Duas doses ou mais, desde que a última dose tenha sido tomada em prazo inferior a quatro meses. A checagem do passaporte vacinal está sendo feita previamente, por meio de formulário encaminhado ao email institucional.