Página inicial > Notícias > Docente da UFABC tem projeto de pesquisa aprovado no edital Amazônia 10+ da FAPESP

Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2022, 15h40

O edital, que mobilizou mais de 500 pesquisadores de 20 estados brasileiros, selecionou 39 projetos de pesquisa em três grandes eixos temáticos: Território, Povos da Amazônia e Fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis. Os projetos escolhidos receberão investimentos das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), no montante de R$ 41,9 milhões.

Um dos projetos contemplados no edital Amazônia +10 da FAPESP é o coordenado pela docente da UFABC, Profa. Dra. Márcia Aparecida Sperança, em conjunto com colegas pesquisadores da Universidade Federal do Acre, Profa. Dra. Andreia Fernandes Brilhante, da Fundação Oswaldo Cruz, Prof. Dr. Moreno Magalhães de Souza Rodrigues e da Faculdade de Medicina do ABC, o Prof. Dr. Gabriel Zorello Laporta. O tema da pesquisa é “Eco-epidemiologia de doenças infecciosas em paisagens da região Amazônica sob efeito de desmatamento: implicações na Saúde Única”.

Segundo a professora Márcia “o projeto vai estudar a epidemiologia de doenças infecciosas, incluindo a leishmaniose e a Doença de Chagas, em humanos, insetos e animais domésticos e peridomésticos. Nosso grupo vai estudar também o Coronavirus nos mesmos animais, além da população humana. É importante esse estudo, pois sabemos que o SARS-CoV-2 teve sua origem no mundo animal e queremos saber se ele pode retornar, gerando novas espécies ou mesmo variantes com capacidade de infectar humanos novamente. Como a região Amazônica é conhecida pela proximidade da convivência entre humanos e animais de diferentes espécies, é uma boa oportunidade para investigar essa hipótese”.

Além dos investimentos das FAPs, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) contribuirá com o aporte de R$ 12 milhões em bolsas de pesquisa para os projetos aprovados provenientes dos estados que compõem a região da Amazônia Legal.