Página inicial > Notícias > Extensão e Cultura na UFABC participa de diálogos regionais sobre a dinâmica cultural local e sustentabilidade

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 17h48

Entre os dias 22 e 23 de março, a Pró Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC participou da Oficina “Cultura 21 Lab”, promovida pela Secretaria de Cultura de Santo André em parceria com a Comissão de Cultura da Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), uma rede global de municípios com sede na Espanha.

A Oficina é uma capacitação sobre Cultura em cidades sustentáveis, que tem como referência o documento Agenda 21 da Cultura, adotado pelos governos locais parceiros da rede desde 2015. O documento surge da necessidade de evidenciar a importância da Cultura para a implementação efetiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - ODS 2030.

O encontro contou com a presença de diversas lideranças da Cultura, locais, estaduais e nacional; sociedade civil organizada e agentes culturais da região, além da Universidade Federal do ABC, representada pela Pró Reitora de Extensão e Cultura, Gabriela Rufino Maruno, a chefia da Divisão de Cultura, Caroline Barbosa Silvério; e a docente do Programa de Pós Graduação do Programa de Planejamento Territorial, Silvia Helena Passarelli.

Após breves apresentações das novas diretrizes da política nacional de Cultura pelo Ministério da Cultura; apresentação do planejamento estratégico de Santo André para os próximos 30 anos ; e apresentação da Agenda 21, pela CGLU, os/as participantes do evento foram convidados a realizar um diagnóstico da dinâmica cultural local. Neste momento tivemos a oportunidade de compreender como os diversos atores culturais se relacionam, se engajam e propõem ações na cultura no âmbito local.

Experiência que certamente irá enriquecer os trabalhos a serem realizados na UFABC na discussão e formulação de sua Política Institucional de Cultura neste ano de 2023. Deste modo, na oportunidade, a UFABC adiantou que muito em breve irá mobilizar a sociedade civil para participação deste momento e também se colocou à disposição para somar às discussões que irão ocorrer durante todo ano no contexto de preparação para realização 4ª Conferência Nacional de Cultural, com previsão para ocorrer entre os dias 04 e 08 de dezembro.

A Pró Reitoria de Extensão e Cultura sai deste encontro com a sensação de um contexto propício para reflexão cultural de sua comunidade acadêmica e convoca a todas a participarem da Abertura das Discussões da Política de Cultura da UFABC, com irá ocorrer em junho.

Traga a sua contribuição para a construção da Política Institucional de Cultura da UFABC. Essa primeira audiência será destinada a ouvir a comunidade interna. As datas das audiências dos demais segmentos serão divulgadas nos próximos dias.

Quando? 06 de junho de 2023, das 18h às 20h;

Onde? Campus Santo André - Hall do Bloco C;

Veja as fotos do evento no Instagram da Secretaria de Cultura de Santo André, no primeiro dia de oficina e no encerramento.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa. Foto thumbnail: Secretaria de Cultura de Santo André.