Página inicial > Notícias > Projeto de biossensor para detecção de doenças ganha financiamento do CNPq

Projeto de biossensor para detecção de doenças ganha financiamento do CNPq

Publicado: Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 13h59

A pesquisa vai desenvolver uma plataforma para detecção viral em um biossensor portátil. O trabalho incorpora o uso de nanopartículas metálicas para melhorar a sensibilidade e eficiência de um dispositivo capaz de realizar o biomonitoramento de doenças, especialmente em locais de difícil acesso. O financiamento chega a quase R$ 600 mil e foi obtido junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em chamada aberta em agosto, dentro do Programa MCTI de Inovação em Grafeno, na Linha 2 (TRL4 com protótipos em desenvolvimento).

De acordo com a professora da UFABC responsável pelo projeto, Ana Champi, o investimento ocorrerá na aquisição de material de consumo e no custo para realização de aferições e testes com as demais instituições participantes da pesquisa: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Uberlandia ( Campus- Pontal), Fiocruz, Instituto Pasteur e Instituto Adolfo Lutz. A verba também contempla duas bolsas de doutorado, duas de mestrado e quatro de iniciação científica. A pesquisadora lembra que o desenvolvimento do trabalho ocorre em conjunto com a VRS (braço da empresa 2Mi) que atua em pesquisa no ramo de tecnologia da informação.

O principal objetivo do projeto é o desenvolvimento de uma plataforma baseada em biossensores de nanomateriais de grafeno, que aumentem a eficiência e sensibilidade de equipamentos para detecção de novos vírus e respectivas variantes. De acordo com Ana Champi, os dispositivos com essa tecnologia terão capacidade de resposta de 50 segundos. A cientista afirma que a expectativa é expandir um ramo inexistente de pesquisa científica na América Latina: fabricação de biossensores portáteis para biomonitoramento de novas pandemias.

projeto de biossensor para deteccao de doencas ganha financiamento do cnpq imagem 01

Monstrando a Fabricação do biosenssor eletroquimico de óxidos de grafeno reduzido (rGO) portátil. Imagem: Profa. Ana Melva Champi Farfan (UFABC).

projeto de biossensor para deteccao de doencas ganha financiamento do cnpq imagem 03

projeto de biossensor para deteccao de doencas ganha financiamento do cnpq imagem 02

Detetor portátil desenvolvido pela equipe da Profa. Ana Champi. Imagem: Profa. Ana Melva Champi Farfan (UFABC).