Página inicial > Notícias > UFABC assina Protocolo de Intenções com Universidades e instituições parceiras

UFABC assina Protocolo de Intenções com Universidades e instituições parceiras

Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2022, 15h20

O Protocolo visa o estabelecimento de colaboração técnica para implantação de ações interinstitucionais de Responsabilidade Socioambiental.

No último dia 28 de setembro, a Universidade Federal do ABC participou de evento que formalizou a sua cooperação com a Rede SustentAção São Paulo em conjunto com outras instituições, como: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), além de outros órgãos e instâncias: Associação Paulista de Municípios (APM), Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJM-SP), Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo (JFSP), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) e a Advocacia Geral da União (SAD/SP/AGU).

ufabc assina protocolo de intensoes com universidades e instituicoes parceiras foto 01

Pela Universidade Federal do ABC estiveram presentes o Reitor Dácio Roberto Matheus, a Vice-reitora e presidente do Comitê Estratégico de Sustentabilidade da Universidade, Mônica Schroder, e a técnica-administrativa da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas, Elizabeth Miho Kotani, que participa do grupo SustentAção em nome da UFABC.

A formalização ocorreu por meio da assinatura do Protocolo de Intenções, documento que visa unir os esforços das entidades participantes para a implementação de ações de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade econômica no estado de São Paulo, por meio do desenvolvimento de projetos conjuntos, da troca de experiências entre instituições e seus servidores; do desenvolvimento de pesquisas e grupos de trabalho e da realização de simpósios, seminários, congressos, de eventos e atividades correlatas.

Teresa Villac, coordenadora da Câmara Nacional de Sustentabilidade da Advocacia Geral da União, ressaltou que “a ideia foi fundada na ética pública, ética ambiental e ética para a sustentabilidade”. Lembrou ainda que “a sustentabilidade não é ideológica, sustentabilidade é sim política pública, multidimensional, calcada na ética, valores humanos e respeito com a biodiversidade”.

O Reitor da UFABC, prof. Dr. Dácio Roberto Matheus falou da felicidade em ver o grande número de instituições mobilizadas no mesmo propósito, em especial as instituições acadêmicas que, segundo o Reitor, “tem um compromisso tanto em pensar a própria sustentabilidade, como também o compromisso de produzir conhecimento e colocar esse conhecimento a serviço do bem-estar e de toda a humanidade”.

ufabc assina protocolo de intensoes com universidades e instituicoes parceiras foto 02

Por fim, a profa. Dra. Raiane Patrícia Severino Assumpção, Reitora em exercício da Unifesp no evento, agradeceu a todos pela adesão ao projeto e reforçou a abrangência e importância do trabalho da Rede. “Esse trabalho da rede nos faz refletir sobre como esse tema envolve outras dimensões, como a sustentação econômica e a seguridade jurídica. É a oportunidade de pensarmos como nós, enquanto instituição pública, vamos continuar existindo, cumprindo a nossa missão de forma eficaz e garantindo a melhor convivência em sociedade”.

Marcador(es):