Página inicial > Notícias > UFABC participa de encontro de Universidades públicas do Estado de São Paulo para discussão de políticas para saúde mental

Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 11h19

Encontro de universidades apresentou os principais desafios enfrentados na promoção, prevenção, tratamento e assistência em termos de saúde mental entre a comunidade dessas instituições.

foto evento saude mental unicamp

Representantes de seis universidades estiveram na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 07 de dezembro de 2022, para o 1º Seminário de Saúde Mental nas Universidades Públicas do Estado de São Paulo. O evento surgiu da preocupação das instituições com o sofrimento mental da comunidade acadêmica e envolveu palestras e discussões sobre esse cenário. O objetivo foi compartilhar experiências e propor soluções que contribuam para o bem-estar de estudantes, funcionários e docentes.

Participaram do encontro: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Para possibilitar o compartilhamento de suas experiências, cada universidade participante fez um levantamento das principais iniciativas e dos principais desafios enfrentados na promoção, prevenção, tratamento e assistência em termos de saúde mental, por meio de um instrumento de diagnóstico formulado e distribuído pela Unicamp. Embora possuam características bastante diferentes entre si, essas instituições estão procurando, dentro de suas especificidades, criar formas de agir sobre a questão respeitando, cada uma, a sua individualidade.

Segundo a professora Cláudia Regina Vieira, Pró-reitora de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da UFABC, "a participação da UFABC no workshop sobre saúde mental foi muito importante. Primeiro porque a universidade faz parte do grupo de universidades paulistas que estão discutindo o assunto para que possa construir uma rede e promover ações conjuntas no que diz respeito ao bem-estar dos servidores e dos discentes. Além disso, foi uma ótima oportunidade para trocar experiências com as demais instituições participantes".

Além da professora Cláudia, participaram do evento representando a UFABC, Claudia Silva, Assistente Social da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da UFABC, Diogo Rocha, Superintendente de de Gestão de Pessoas da Universidade, a professora Fernanda Cardoso, Pró-reitora de Graduação da UFABC e Carla Regina de Oliveira, Técnica em Assuntos Educacionais da Pró-Reitoria de Graduação.

Na abertura do evento, o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, apontou que as dificuldades aprofundadas no período de pandemia tiveram grande impacto na saúde da comunidade acadêmica, em especial dos estudantes. Ele destacou, ainda, que as políticas de inclusão vêm mudando o perfil da universidade e precisam ser acompanhadas da atenção à saúde mental, além de apoio pedagógico e financeiro.

A mesa de abertura também contou com a chefe do Departamento de Psiquiatria da Unicamp, Heloisa Helena Celeri, a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento da USP, Ana Lucia Lanna, a coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador da Unesp, Ludmila Braga, a reitora pro-tempore da Unifesp, Raiane Assumpção, a vice-reitora da UFSCar, Maria de Jesus dos Reis, e o pró-reitor de Graduação da Unicamp, Ivan Toro.

Saúde mental e universidade

O psiquiatra e professor voluntário da Unesp José Manoel Bertolote realizou a conferência de abertura do seminário, intitulada "Saúde mental na universidade, saúde mental da universidade". O professor, que foi Coordenador do Programa de Controle de Transtornos Mentais e Doenças Neurológicas da Organização Mundial da Saúde (OMS) por 19 anos, explicou o histórico das definições de saúde, indicando que as saúdes física, mental e social estão interligadas.

Ele também destacou que as universidades mais bem classificadas no ranking da Times Higher Education (THE), um dos mais prestigiados do mundo, não são aquelas mais bem classificadas no ranking de Saúde e Bem-estar da mesma organização. Isso mostra, segundo o psiquiatra, que é preciso uma conexão maior entre os critérios acadêmicos e a saúde dos membros da comunidade acadêmica.

Na sequência da palestra, ocorreu a mesa Bem-estar e sofrimento nas universidades, com as professoras Rosana Onocko (Unicamp), Miriam Debieux (USP) e Maria de Jesus dos Reis (UFSCar). As docentes focaram a saúde mental dos membros mais vulneráveis da comunidade acadêmica, abordando a necessidade de reconhecer o valor e a cultura de cada um, de estabelecer relações solidárias e de levar em consideração que há uma relação entre os índices de sofrimento mental e os grupos que mais sofrem violências de gênero e raça.

Após a mesa, os participantes do seminário reuniram-se em grupos de trabalho que discutiram a saúde mental para estudantes, professores e funcionários. O objetivo foi compartilhar experiências e propor políticas que contribuam para o bem-estar da comunidade acadêmica. Uma carta de intenções está sendo elaborada com base na discussão.

Vídeo do evento

Foto: Antonio Scarpinetti (Unicamp). Texto de Liana Coll (Unicamp). Notícia publicada no site da Unicamp em 12/12/2022. Adaptação: Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC (ACI).