A questão humanitária em Gaza
As imagens que chegam da Faixa de Gaza nos últimos meses escancaram uma realidade difícil de ignorar: hospitais colapsados, crianças feridas, destruição generalizada e acesso cada vez mais restrito a itens básicos como água, comida e energia elétrica. Em meio a esse cenário, amplia-se o debate sobre o que poderia ser classificado, a partir de consensos internacionais, como um genocidio – e o que isso significaria juridicamente, historicamente e, principalmente, humanitariamente.
Neste episódio, propomos uma pausa para compreender melhor esse conflito que atravessa décadas, mas que hoje atinge proporções que nos obrigam a pensar sobre os limites da convivência internacional, o papel das organizações multilaterais e os caminhos possíveis para a proteção de civis.
Para isso, conversamos com o professor Gilberto Rodrigues, da UFABC, especialista em Direito Internacional dos Direitos Humanos, Direito Internacional dos Refugiados e Organizações Internacionais. Com base em consensos documentados, tratados internacionais e na materialidade dos fatos, o professor nos ajuda a entender por que o atual estágio da destruição em Gaza tem sido classificado por diversos estudiosos e instituições como um possível caso de genocídio. E o que isso revela sobre os impasses da diplomacia internacional e os desafios da ação humanitária.
Neste contexto, convidamos você a refletir: E eu com isso? Fala, cientista!

Veja os outros episódios:
Podcast - E eu com isso? Fala Cientista!
Redes Sociais