Página inicial > Notícias > Discentes da UFABC conquistam destaque em premiações nacionais

Discentes da UFABC conquistam destaque em premiações nacionais

Publicado: Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 15h34

A aluna Sâmya Catta Preta Sena, discente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Informação da UFABC, conquistou o prêmio de “Melhor Artigo Completo” pela pesquisa apresentada no “XL Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais”. O Simpósio, realizado entre os dias 25 e 28 de setembro, em Santa Rita do Sapucaí, é amplamente reconhecido como o mais importante fórum que congrega profissionais do setor.

O artigo vencedor, intitulado “Equalização Cega de Canais SIMO utilizando Autocodificadores Variacionais”, de autoria de Sâmya e do professor Claudio José Bordin Jr., versa sobre o uso de inteligência artificial em sistemas de comunicação sem fio. O prêmio, um osciloscópio Rohde & Schwarz, foi entregue à aluna no último dia 25 de novembro, nas dependências da UFABC.

Já os discentes da Pós-Graduação em Ciências da Computação Poliana Ferreira, Juliana Beda e Guilherme Belermino foram premiados em um dos maiores eventos nacionais de informática da educação, o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que promove e incentiva a troca de experiências entre comunidades científica, profissional, governamental e empresarial da área.

O Congresso contemplou em sua programação uma série de eventos, entre eles I Workshop de Aplicações Práticas de Learning Analytics em Instituições de Ensino no Brasil, que condecorou os alunos com o Prêmio de Melhor Artigo. O trabalho, sob o tema “Movimentação de Aluno em Sala de Aula: Análise Descritiva de Dados de Wearables”, foi coordenado pelos docentes Carla Lopes Rodrigues, da UFABC, e Vivian Motti, da George Mason University.

Outro evento realizado dentro do CBIE 2022 foi o concurso integrado de desenvolvimento de soluções de tecnologia e objetos de aprendizagem para a educação (APPS.EDU). Nesta atividade a discente do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFABC Júlia Oliveira Pessoa conquistou Menção Honrosa com a apresentação do “Projeto Saturno: jogo sério para a motivação e aprendizagem sobre História do Brasil”, de sua autoria em parceria com a pesquisadora colaboradora da UFABC (e orientadora da aluna em 2020, quando professora visitante), Rafaela Vilela da Rocha.

O jogo apresentado pelas autoras é fruto de projeto desenvolvido no âmbito do programa institucional da UFABC “Pesquisando Desde o Primeiro Dia (PDPD)”, que busca contribuir para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de primeiranistas de graduação do ensino superior.

foto sae premiacao challenger ufabc

Por fim, os alunos da UFABC Bruno Bueno Furquim (Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica), Fábio da Silva Teixeira (Engenharia Elétrica), Arthur de Almeida Penha (Engenharia Aeroespacial) e Rodrigo Viana Lima Araújo (Engenharia de Energia), da entidade estudantil Challenger, conquistaram o 1º lugar no Jump Start: Desafio de Inovação Metaverso, Hackathon realizado pela Sociedade de Engenheiros Automotivos como parte do Congresso SAE Brasil 2022.